Da periferia do Nordeste para o mundo: ela fatura 15 milhões 

Clara Do Vale lidera mulheres em mais de 60 países a construírem riqueza por meio de técnicas de comunicação e vendas

8 dez 2023 - 06h10
(atualizado às 11h13)
Da periferia do Nordeste para mundo: essa é a Clara
Da periferia do Nordeste para mundo: essa é a Clara
Foto: Divulgação

Com apenas 31 anos de idade, dezenas de milhares de alunas e uma empresa de educação com faturamento multimilionário, Clara Do Vale, nascida em Natal, no RN, começou sua jornada no empreendedorismo aos 15 anos de idade. De família simples, moradora da periferia e aluna de escola pública, observou desde cedo sua facilidade com os estudos e sua aptidão para o ensino, e decidiu fazer seu próprio dinheiro, dando aulas de reforço para jovens no bairro onde morava. 

Aos 16 anos, passou na universidade federal do seu estado em 8º lugar e conquistou uma bolsa de estudos integral na melhor universidade particular da região, conseguindo demonstrar a eficácia de seu método como professora, o que permitiu cobrar ainda mais e introduzir o conceito de "alto ticket" em sua vida.

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Já com 23 anos e formada em nutrição, foi convidada a assumir turmas em um núcleo de ensino para nutricionistas. Em paralelo, trabalhava pela manhã em um supermercado e à tarde prestando consultorias para outros estabelecimentos de alimentação, além de atuar como nutricionista clínica, começando a atender em home care e, depois, em seu próprio consultório.

Conceito Premium

Quando o consultório começou a se consolidar, fortaleceu seu trabalho dentro daquilo que hoje chama de "Conceito Premium", fazendo um marketing diferenciado, explorando a internet, cobrando alto e oferecendo uma experiência de atendimento diferenciada aos pacientes. 

“Enquanto meus colegas de trabalho cobravam entre R$ 80 a R$ 150 por consulta, eu cobrava R$ 400 porque sabia o valor do meu trabalho e a diferença que eu fazia na vida dos meus pacientes. Eu oferecia uma experiência, não era só uma consulta”, conta.

Encorajada pelo marido, hoje sócio, Ed Souza, partiu para a criação de produtos on-line, como imersões ao vivo, cursos e grupos de acompanhamento, todos em alto ticket, ou seja, com preços mais altos que a média do mercado. Em 2018, lançou sua primeira turma online, o Efeito Awake. 

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“Ali eu percebi que tinha encontrado o meu caminho. Fui a São Paulo e voltei decidida a me mudar de cidade, a partir para a capital paulista”.

Mudança para Santa Catarina

Foram dezenas de produtos desenvolvidos até que o casal decidiu se mudar para Florianópolis em 2020, onde já na pandemia, os negócios foram alavancados pela digitalização do consumo. As possibilidades de crescimento triplicaram, o que fez com que a marca Clara Do Vale se consolidasse e, gradualmente, ela fez a transição de seu foco original em nutrição para se tornar uma mentora de negócios. 

“Em outubro daquele ano, lancei meu método ‘Marca Irresistível’, alcançando uma meta de faturamento de meio milhão de reais, 3 meses depois. Ali eu entendi que minha jornada não se tratava apenas de números de seguidores, mas sim de expressão, posicionamento e lucratividade”, revela. 

Investiu cada vez mais em equipe e no fortalecimento de sua marca, até que em julho de 2021, já havia ultrapassado 1 milhão de reais em faturamento. O casal morou em Dubai, Lisboa, Tulum e voltou à Florianópolis para consolidar a empresa, a Mentory International.

Hoje, aos 31 anos, com duas pós-graduações na área da saúde e um MBA em gestão, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios, Clara tem um faturamento médio de 15 milhões em vendas, alunas em mais de 60 países e um projeto de crescimento exponencial. Ed é seu parceiro de vida e de trabalho e, juntos na Mentory International, o casal é líder no ensino da Gestão Premium para Marcas Pessoais e Negócios de Alto Ticket. 

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“Os milhões, para nós, representam muito além de dígitos no saldo bancário. Eles representam uma história de superação, de quebra de padrões, de vida e de ancestralidade. Nós abrimos mercado e caminho para muitos profissionais construírem sua própria riqueza, não só com nossa técnica, mas com nossa história. Os resultados crescem norteados pela visão de que é possível construir riqueza com personalidade, sem abrir mão da idoneidade e dos nossos valores”, finaliza a especialista.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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