O cantor Xamã teve seu Lamborghini Urus furtado no Rio de Janeiro, mas a polícia já o recuperou.
O Lamborghini Urus do cantor Xamã virou manchete após ter sido furtado no Rio de Janeiro (RJ), mas já foi recuperado pela polícia. O SUV é avaliado em quase R$ 4 milhões e traz muito desempenho para justificar o emblema do touro na dianteira.
Um SUV da Lamborghini não é algo tão estranho quanto muitos podem pensar. Essa marca começou como um fabricante de tratores, só começou a fazer esportivos após a Ferrari de Ferruccio Lamborghini apresentar muitos problemas e o empresário brigar com Enzo Ferrari.
Nos anos 70 a marca criou um veículo militar, o Cheetah, que acabou sendo recusado pelo exército dos EUA em favor do Humvee. O conceito foi reaproveitado e evoluiu para o LM002, um jipão de luxo com motor V12 do Countach.
Voltando ao Urus, o SUV de luxo moderno chegou em 2018 para colocar a Lamborghini de vez nesse segmento. Por ser parte do grupo Volkswagen, o modelo usou a plataforma MLB Evo que abriga o Porsche Cayenne, o Audi Q8 e o Bentley Bentayga.
O motor V8 4.0 biturbo é o mesmo dos irmãos, em configuração que entrega 650 cv e 86,6 kgfm. Na época era a variação mais potente desse propulsor, mas a Porsche já extraiu mais potência dele. Mas colocando a briga entre irmãos de lado, o Lamborghini Urus de Xamã é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atingir 306 km/h de velocidade máxima.
Diferente do avô LM002, o Urus é um SUV mais focado no asfalto. A Lamborghini oferece um pacote fora de estrada para quem deseja se aventurar mais, que inclui para-choques redesenhados para melhorar os ângulos de ataque e de saída. A suspensão a ar aumenta o vão livre para até 25 cm e o seletor de terrenos otimiza o sistema de tração para o desafio a ser encarado.
Controverso, mas bem sucedido
O desenho do Lamborghini Urus dividiu muito as opiniões durante o lançamento. As linhas retas e anguladas foram inspiradas nos esportivos da marca, mas parecem excessivas em um carro tão grande.
A vantagem de um carro tão controverso é que as pessoas que gostam do resultado ficam apaixonadas e são mais efusivas. E nesse caso existem opções com todos os tipos de estilo usando a mesma mecânica dentro do grupo Volkswagen.
Por dentro a temática dos supercarros é mantida: o Urus possui console central elevado, botões inspirados nos aviões caça e acabamento em fibra de carbono. A vantagem contra os irmãos é poder levar cinco passageiros, não apenas dois.
O Lamborghini Urus é responsável por uma alavancada grande nas vendas da marca. Ele representa hoje por mais da metade dos carros produzidos na fábrica de Sant'Agata Bolognese.