Yamaha Factor DX: conheça a variante sofisticada da 150

Lançada junto da atualização em massa que a japonesa fez em seu lineup, a DX é uma das maiores novidades da marca para 2025

23 out 2024 - 06h00
Resumo
A Yamaha uma nova variante da Factor, a Yamaha Factor DX, que com novidades tecnológicas e estéticas promete atingir um publico de baixo custo mais exigente.
A Yamaha Factor DX chega com farol em LED e entrada USB
A Yamaha Factor DX chega com farol em LED e entrada USB
Foto: Yamaha

A Yamaha estava calada desde o festival Interlagos, que aconteceu em maio, e no fim do terceiro trimestre resolveu atualizar de uma vez seis de suas motos, além de lançar sua primeira elétrica e também criar uma nova variante da Factor. Esta última é uma versão um pouco mais sofisticada e pretende atingir um público que quer uma pequena com um pouco mais de elegância e recursos.

Chamada de Yamaha Factor DX, esta nova 150 conta com novidades tecnológicas, uma nova estética, mas sob o mesmo conjunto mecânico já conhecido da Factor tradicional.

Publicidade
As entradas USB do modelo são do Tipo C ou A
Foto: Yamaha

Entre os principais atrativos estão o farol em LED com DRL, o que a diferencia das concorrentes, e as entradas USB tipo A e C, já comuns em outros modelos concorrentes.

No quesito visual, a marca investiu em cores chamativas, aplicadas ao tanque e em harmonia com as rodas, spoiler, para-lama e protetor de cárter. Além disso, as alças do garupa, agora são em alumínio e o modelo ainda inclui cavalete central.

A alça do garupa vem em alumínio
Foto: Yamaha

Mecanicamente, a Yamaha Factor DX mantém o motor monocilíndrico flex de 149 cm³, que entrega máxima de 12,0 cv a 7.250 rpm e 1,3 kgfm de torque a 6.000 rpm e seu câmbio é de 5 marchas.

As suspensões dianteira e traseira contam, respectivamente, com curso de 120 mm e duplos amortecedores de 111 mm. O sistema de freios combina disco de 245 mm na dianteira e tambor na traseira.

Publicidade
O protetor de cárter combina sua cor com o tanque
Foto: Yamaha

As dimensões da nova Factor DX seguem as mesmas da versão tradicional, com 2.015 mm de comprimento, 750 mm de largura, 1.095 mm de altura e 785 mm de altura do assento. A distância entre eixos é de 1.312 mm, o peso líquido é de 133 kg e a capacidade do tanque de combustível é de 15,4 litros.

A Yamaha Factor DX já foi apresentada ao público, mas ainda não chegou às lojas. A previsão é de que os preços sejam divulgados em janeiro de 2025, quando o modelo estará disponível nas concessionárias da marca.

O cavalete central se faz bem útil para determinadas formas de estacionar ou ações de manutenção
Foto: Yamaha
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se