A Yamaha uma nova variante da Factor, a Yamaha Factor DX, que com novidades tecnológicas e estéticas promete atingir um publico de baixo custo mais exigente.
A Yamaha estava calada desde o festival Interlagos, que aconteceu em maio, e no fim do terceiro trimestre resolveu atualizar de uma vez seis de suas motos, além de lançar sua primeira elétrica e também criar uma nova variante da Factor. Esta última é uma versão um pouco mais sofisticada e pretende atingir um público que quer uma pequena com um pouco mais de elegância e recursos.
Chamada de Yamaha Factor DX, esta nova 150 conta com novidades tecnológicas, uma nova estética, mas sob o mesmo conjunto mecânico já conhecido da Factor tradicional.
Entre os principais atrativos estão o farol em LED com DRL, o que a diferencia das concorrentes, e as entradas USB tipo A e C, já comuns em outros modelos concorrentes.
No quesito visual, a marca investiu em cores chamativas, aplicadas ao tanque e em harmonia com as rodas, spoiler, para-lama e protetor de cárter. Além disso, as alças do garupa, agora são em alumínio e o modelo ainda inclui cavalete central.
Mecanicamente, a Yamaha Factor DX mantém o motor monocilíndrico flex de 149 cm³, que entrega máxima de 12,0 cv a 7.250 rpm e 1,3 kgfm de torque a 6.000 rpm e seu câmbio é de 5 marchas.
As suspensões dianteira e traseira contam, respectivamente, com curso de 120 mm e duplos amortecedores de 111 mm. O sistema de freios combina disco de 245 mm na dianteira e tambor na traseira.
As dimensões da nova Factor DX seguem as mesmas da versão tradicional, com 2.015 mm de comprimento, 750 mm de largura, 1.095 mm de altura e 785 mm de altura do assento. A distância entre eixos é de 1.312 mm, o peso líquido é de 133 kg e a capacidade do tanque de combustível é de 15,4 litros.
A Yamaha Factor DX já foi apresentada ao público, mas ainda não chegou às lojas. A previsão é de que os preços sejam divulgados em janeiro de 2025, quando o modelo estará disponível nas concessionárias da marca.