Beber café antes de se exercitar aumenta risco de infarto

Tomar café e fazer atividades físicas em seguida pode trazer danos à saúde, levando ao infarto

24 jun 2019 - 17h14

Se você não abre mão daquela xícara de café ao acordar e depois inicia seus treinos, é preciso muito cuidado. Uma pesquisa feita por pesquisadores da Unesp de Marília (SP) mostra que beber café antes de fazer exercícios pode ser bastante prejudicial à saúde, levando até a paradas cardíacas.

Beber café antes de exercícios pode causar danos à saúde - Foto: Shutterstock
Beber café antes de exercícios pode causar danos à saúde - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Como foi feito o estudo

Publicidade

Foram avaliados os batimentos cardíacos de 32 homens saudáveis, de 18 a 25 anos, que consumiram cafeína antes de praticarem atividades físicas (exercícios na esteira).

O estudo, publicado no periódico Scientific Reports, teve três etapas, com duração de 30 minutos cada. A primeira consistiu na aplicação de um teste de esforço físico máximo para checar os limites de cada participante.

Já a segunda e terceira etapa exigiram que os participantes corressem em intensidade moderada. Sem saber o que estavam ingerindo, tomaram alternadamente pílulas de cafeína e de farinha de trigo.

Resultados

Publicidade

Os cientistas concluíram que os batimentos cardíacos dos participantes, quando tomaram cafeína, aumentaram e demoraram cerca de uma hora para voltar ao normal. Isso representou o dobro do tempo necessário de quando não haviam ingerido a substância.

Assim, aqueles que tomam cafeína antes de se exercitarem têm maiores chances de problemas cardiovasculares após o exercício.

É importante ressaltar que a cafeína tem ação estimulante, o que faz com que o coração bata mais rápido, a pressão arterial seja elevada e o sangue concentre mais glicose - aumentando o risco de infartos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações