O Ministério da Saúde orienta aos municípios que ainda têm doses de vacina contra a gripe para ampliarem a vacinação em crianças entre 5 e 9 anos e em adultos entre 50 e 59 anos, a partir desta segunda-feira (25). A campanha de vacinação contra o influenza acabou oficialmente na sexta (22).
Antes a vacina estava sendo indicada para crianças entre 6 meses e 5 anos e para idosos acima de 60 anos. Na sexta-feira (22), 17 capitais com estoques da vacina já haviam anunciado a expansão da campanha de vacinação enquanto houvesse estoques.
De acordo com o Ministério, as pessoas que fazem parte de algum grupo recomendado abaixo, devem continuar procurando os postos de saúde. Confira:
- Professores da rede pública e privada
- Profissionais de saúde
- Crianças entre 6 meses e nove anos
- Gestantes
- Mulheres com parto recente (com até 45 dias)
- Adultos entre 50 e 59 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Povos indígenas
- Portadores de doenças crônicas
- População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).
Além disso, foi informado que entre os grupos da campanha que foi até o dia 22, as crianças registraram o menor número de cobertura (66,7%), segundo dados entre o dia 23 de abril e 21 de junho de 2018 do Ministério da Saúde.
O que é a vacina da gripe?
As vacinas são trivalentes, ou seja, imuniza contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. Esclareça 6 dúvidas sobre a imunização da doença, clicando aqui!