F1: Lando Norris lidera último treino em Jeddah

Norris lidera o TL3 em Jeddah e vira favorito à pole; McLaren faz 1-2 com Piastri, Russell fecha o top 3.

19 abr 2025 - 11h56

O último treino livre na Arábia Saudita, realizado em Jeddah, foi crucial para que os pilotos extraíssem o máximo do carro antes da próxima sessão em pista: a classificação. O piloto Lando Norris terminou em primeiro lugar, seguido por Oscar Piastri e George Russell completando o top 3.

Lando Norris durante treinos em Jeddah
Lando Norris durante treinos em Jeddah
Foto: Reprodução / Twitter McLaren F1

O início da sessão teve uma pista ainda pouco movimentada, com apenas quatro carros no traçado naquele momento. Ocon juntou-se à atividade com pneus macios, enquanto Doohan registrou 1:30.613.

Publicidade

Pouco depois, Ollie Bearman entrou na pista para se juntar ao companheiro de equipe, também utilizando os compostos macios. A Haas vinha demonstrando satisfação com a evolução desde a atualização do assoalho, que proporcionou um ganho de desempenho — embora os problemas de quique ainda não tivessem sido totalmente resolvidos.

Com frequência, a equipe terminava com um piloto satisfeito e outro eliminado já no Q1, sem conseguir encontrar um acerto que funcionasse tanto para Bearman quanto para Ocon.

Os comportamentos dos pilotos em pista seguiram trajetórias distintas. Hamilton foi o primeiro a sair dos boxes, calçando pneus macios, seguido logo depois pela dupla da Ferrari, que também escolheu os compostos vermelhos. O britânico não estivera satisfeito no dia anterior, ainda encontrando dificuldades para extrair o melhor do carro.

Lewis Hamilton durante sessão de treinos livres na Arábia Saudita
Foto: Reprodução / Fórmula 1

Leclerc, por sua vez, figurou entre os primeiros colocados e demonstrou muito mais confiança. Hamilton já havia comentado que sofria menos com o ritmo de corrida, mas seguia se complicando a cada final de semana ao não conseguir garantir posições melhores no grid de largada.

Publicidade

Às 16h45 (Horário da Arábia Saudita), a tendência era de que a pista evoluísse ao longo da sessão e também mais tarde, durante a classificação. Jack Doohan, que não conseguira igualar o desempenho do companheiro Pierre Gasly na sexta-feira — com o francês terminando entre os dez primeiros nas duas sessões — iniciou o sábado de forma positiva. Ele demonstrou estar ganhando confiança no Alpine, carro que deveria brigar com a Williams por uma vaga no Q3.

Pouco depois a McLaren registrou os primeiros tempos da sessão, com Oscar Piastri levando vantagem. Ele marcou 1m29s118, ficando 0s085 à frente de Lando Norris. Esses tempos já foram melhores do que os registrados no TL1 do dia anterior, mesmo em condições similares de pista.

Enquanto isso, a Red Bull finalizou os ajustes no carro de Yuki Tsunoda. A equipe havia trabalhado até tarde na noite anterior e, naquele momento, o piloto japonês já se encontrava no cockpit, pronto para sair à pista. Max Verstappen também havia acabado de sair dos boxes, então a equipe não perdeu muito da programação planejada.

No rádio, Tsunoda agradeceu à equipe: “Obrigado pelo carro.”

Ainda era por volta das cinco da tarde quando a maioria dos pilotos ainda não havia instalado o segundo jogo de pneus macios, aguardando por condições mais favoráveis e uma pista mais fria. A expectativa era de que, naquele momento de baixa carga de combustível, os tempos se aproximassem da realidade para a classificação. Em um circuito como o de Jeddah, isso fazia ainda mais diferença, já que os pilotos conseguiam influenciar diretamente o desempenho com sua pilotagem.

Publicidade

Foi nesse contexto que um problema incomum surgiu no carro de Isack Hadjar. O piloto francês não perdeu tempo em relatar a situação no rádio, demonstrando certo incômodo:

Isack Hadjar no rádio: “Nós realmente precisamos nos livrar do sistema de bebidas… Tem água voando em volta do meu capacete.”

Isack Hadjar na Racing Bulls durante sessão de treinos
Foto: Reprodução / Fórmula 1

Norris completou a volta em 1:27.489, superando Oscar Piastri por apenas 0s024 e assumindo a liderança da tabela. Piastri, que fazia uma sequência com voltas de resfriamento, ainda não havia tentado um segundo ataque.

Enquanto isso, Hamilton, frustrado, perguntou à equipe quanto tempo estava perdendo. Ao ouvir os números — consideráveis — o heptacampeão apenas murmurou um desanimado “jeez”, demonstrando o quanto as coisas estavam difíceis para ele naquele momento.

Lando Norris marcou 1m27s489, ficando a poucos décimos da pole do ano passado — tempo que provavelmente seria superado mais tarde. Piastri terminou em segundo, Russell em terceiro, e Verstappen cravou sua melhor volta no fim, subindo para quarto com a ajuda de um leve vácuo de Hamilton.

Publicidade

A McLaren parecia confortável na liderança, mas outras equipes ainda tinham trabalho a fazer. A Ferrari era uma delas: ambos os pilotos reclamaram de falta de aderência e dificuldades em extrair desempenho dos pneus.

Com Leclerc apenas em quinto e Hamilton em 12º, a equipe italiana teria que quebrar a cabeça. Aumentar a carga aerodinâmica? Reduzir? Rebaixar o carro? As opções existiam, mas o tempo de pista para testar já tinha acabado.

Charles Leclerc no rádio:

"Esse é o limite do carro, não consigo ir mais rápido — está escorregando nas curvas."

A McLaren dominou as folhas de tempo: mais de 0s6 à frente de Russell e 0s8 sobre Verstappen. No entanto, vimos brechas parecidas no fim de semana anterior, e a classificação acabou sendo extremamente equilibrada.

Publicidade
Lando Norris durante treino livre 3 em Jeddah
Foto: Reprodução / Site Fórmula 1

No momento, o cenário era de um duelo entre dois pilotos, mas ainda havia espaço para alguém arriscar tudo e surpreender. 

Ainda assim, seria preciso algo muito especial para tirar a pole das mãos de Norris ou Piastri. Confira a tabela de tempos após o último treino livre.

Tabela de tempos - Treino Livre 3
Foto: Reprodução / Twitter F1

A classificação começa às 14h (horário de Brasília) e você pode acompanhar tudo por aqui pra não perder nenhum detalhe! 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se