Max Verstappen lembra Ayrton Senna, mas falta-lhe a sorte

Verstappen e Senna sofreram com carros inferiores nos primeiros anos da F1. Ayrton teve a sorte de achar um McLaren Honda; Max ainda não

17 out 2020 - 17h48
(atualizado às 18h06)
Max já tem nove vitórias e duas poles na Fórmula 1, mesmo sem o melhor carro do grid.
Max já tem nove vitórias e duas poles na Fórmula 1, mesmo sem o melhor carro do grid.
Foto: Divulgação

O tempo está passando para Max Verstappen. O piloto atrevido e meio inconsequente dos primeiros anos amadureceu e, sem perder a agressividade, hoje é um piloto maduro. Falta-lhe, evidentemente, um carro para ser campeão -- ou ao menos para brigar pelo título. Max tem só 23 anos, mas já está há cinco na Fórmula 1. Guardadas as devidas proporções e as particularidades de cada época, a carreira de Max Verstappen tem algumas semelhanças com a de Ayrton Senna em seus primeiros anos.

Dois fatores colocam Max numa linha do tempo parecida com a de Ayrton no período de 1984 a 1987. Nessas quatro temporadas, o piloto brasileiro correu o primeiro ano por uma equipe pequena (Toleman) e já no segundo foi para um grande equipe (Lotus). A Lotus permitiu a Ayrton fazer pole positions e ganhar corridas, porém nunca deu a ele a chance de ser campeão. Uma mistura de ousadia e inexperiência tirou de Ayrton alguns bons resultados em 1985, mas ele estava apenas começando na F1.

Publicidade
Max Verstappen: aos 23 anos, já está há cinco na Fórmula 1, mas o título parece longe.
Foto: Divulgação

Max também. Começou numa equipe pequena (Toro Rosso) e já na segunda temporada passou a guiar por um time vencedor (Red Bull). Do mesmo jeito, perdeu alguns bons resultados porque tentou ser mais rápido do que o carro ou a pista permitiam. Ok, faz parte do aprendizado de qualquer piloto que chega na Fórmula 1. Assim como Ayrton Senna no início de 1988 (quando tinha seis vitórias, 16 poles e nenhum título), Max Verstappen está com energia, talento e experiência suficientes para ser campeão (tem nove vitórias, duas poles e nenhum título).

Senna na Lotus: três temporadas, seis vitórias e 16 poles, mas sem chances de ser campeão.
Foto: Divulgação

Ayrton, como Max, não demorou muito para conquistar sua primeira vitória -- a de Senna veio no 15º GP; a de Verstappen, no 24º. Mas a possibilidade de lutar pelo título mundial só surgiu para Ayrton Senna quando ele sentou no cockpit de um carro imbatível, o McLaren Honda MP4/4 de 1988. A partir daquele momento, o nome Senna virou lenda na Fórmula 1 e todos sabemos o que aconteceu. 

COMPARE AYRTON MAX
1º pódio 5º GP 24º GP
1ª pole 15º GP 93º GP
1ª vitória 15º GP 24º GP
1º título 77º GP -
Pré título 6 vitórias 9 vitórias*

Mesmo para o padrão daquela época, Ayrton demorou para ser campeão do mundo -- conseguiu apenas em sua quinta temporada, em seu 77º GP, aos 28 anos. Como comparação, em seu 78º GP, Nelson Piquet conquistou não o campeonato, mas sim o bi mundial; em seu 57º GP, Emerson Fittipaldi chegou ao bicampeonato e no 77º já tinha dois títulos, dois vices e corria pela própria equipe de Fórmula 1. Quem acompanhou a carreira de Ayrton sabe como ele se angustiava por não ser campeão do mundo, tendo talento de sobra para ser.

Ayrton Senna: somente quando sentou no McLaren Honda MP4/4 conseguiu disputar o título.
Foto: Divulgação

Não deve ser muito diferente com Max Verstappen. O piloto holandês é um piloto excepcional, um dos quatro melhores do grid e talvez mais rápido do que o grande Lewis Hamilton, da Mercedes AMG. Porém, falta-lhe carro. Não há como levar o Red Bull Honda número 33 a mais vitórias do que as que Max conseguiu. É assombrosa a diferença entre o bólido W11 de Lewis e o RB16 de Max. Assim como é enorme a competência e a postura do comando da Mercedes AMG Petronas F1 Team em comparação com a cúpula da Aston Martin Red Bull Racing. No radar de Lewis tem um sétimo título chegando, a chance real de ultrapassar a marca de 100 vitórias e um oitavo campeonato mundial plenamente atingível. No radar de Max há nuvens de tempestade, com a equipe perdendo seu fornecedor de motor e considerando a absurda ideia de querer desenvolver ela própria o complexo motor híbrido da Honda.

Publicidade

Como está com apenas 23 anos de idade, Max Verstappen ainda tem chances de dar uma guinada em sua carreira e se tornar um grande campeão, como Ayrton Senna se tornou a partir de 1988. Ayrton teve sorte de encontrar um McLaren Honda em seu destino na quinta temporada. Assim como Alain Prost teve sorte de encontrar um McLaren Porsche e Lewis Hamilton teve sorte de encontrar um Mercedes AMG. Ninguém consegue ser campeão de Fórmula 1 se não tiver a sorte de pilotar um carro campeão. Max terá essa sorte? Vai ficar esperando depois de sete temporadas? Ou vai correr atrás dela para ser campeão em 2022?

Max ganha corridas com o Red Bull Honda RB16, mas sem o motor japonês talvez tenha que correr atrás da sorte, especialmente se a equipe decidir bancar o desenvolvimento do sistema híbrido sozinha.
Foto: Divulgação

*Até o GP de Eifel 2020.

Siga Sergio Quintanilha nas redes sociais. Twitter e Instagram: @quintasergio

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se