31 curiosidades sobre as abelhas!

Um dos insetos mais importantes para a preservação do meio ambiente, as abelhas são animais cheios de curiosidades interessantes!

26 jul 2024 - 05h00
Resumo
As abelhas são fundamentais para a manutenção do ecossistema, além de terem curiosidades surpreendentes.
Um pequeno inseto é responsável pela nossa sobrevivência e traz impacto direto à economia brasileira. Trata-se da poderosa abelha, que através da polinização de inúmeros alimentos, como frutas, legumes e grãos, garante a segurança alimentar de toda a humanidade.
Um pequeno inseto é responsável pela nossa sobrevivência e traz impacto direto à economia brasileira. Trata-se da poderosa abelha, que através da polinização de inúmeros alimentos, como frutas, legumes e grãos, garante a segurança alimentar de toda a humanidade.
Foto: Imagem de Nowaja por Pixabay / Flipar

As abelhas são tão presentes no nosso dia a dia que às vezes nos esquecemos da importância delas para o mundo: elas são fundamentais para a manutenção do ecossistema e para assegurar a biodiversidade do planeta, contribuindo para que plantas, flores e árvores se reproduzam e continuem existindo, garantindo a preservação do meio ambiente.

Mas, elas vão além: as abelhas são consideradas animais extremamente sociais, se destacando pelas suas casas e pela hierarquia obedecida nos grupos. E não é só isso: existe uma série de curiosidades sobre as abelhas que nem todo mundo conhece.

Publicidade

Quer saber mais sobre elas? Veja agora 31 curiosidades sobre as abelhas!

Descubra 31 curiosidades sobre as abelhas

  1. Você deve lembrar só daquela abelha amarelinha, que é reproduzida em desenhos, séries e filmes. Mas, sabia que existem mais de 20 mil subespécies diferentes de abelhas em quase todo o mundo? Esses animais estão espalhados em todos os continentes terrestres e, em sua maioria, são criados por seres humanos que as usam para polinização de plantas ou para a produção de mel.
  2. Quando falamos que as abelhas existem em quase todo o mundo é porque elas estão presentes em todos os continentes, menos em um deles: a Antártida. Isso acontece porque as abelhas não são fãs de baixas temperaturas.
  3. As abelhas operárias, que são as que trabalham na colmeia buscando alimentos, água e defendendo sua casa, vivem, em média, 45 dias. Tudo depende da quantidade de trabalho que elas possuem, ou seja, elas podem viver mais ou menos tempo.
  4. Por sua vez, zangões vivem até 84 dias. Sua única função na vida é fecundar a abelha rainha e, depois de cumprida essa missão, eles são expulsos da colmeia.
  5. Já as abelhas rainhas podem viver até dois anos! Elas são as chefes das colmeias, responsáveis por colocar ovos para a reprodução dos animais e também por manter a ordem social na colmeia.
  6. Só há uma abelha por colmeia. Se nasce mais de uma, elas costumam lutar até a morte: uma delas morre e a outra se torna a rainha da colônia — algo meio Guerra dos Tronos.
  7. Apesar de ser a rainha da colmeia, a abelha rainha tem uma dieta bem chata e nada luxuosa como se espera de monarcas: seu único alimento durante toda a vida é a geleia real, produzida na colmeia.
  8. Mas, a abelha rainha, não é a única do gênero feminino na colônia: existem outras abelhas mulheres na colmeia! Elas trabalham para garantir o funcionamento da colônia.
  9. Agora que você sabe a idade das abelhas, é uma boa hora para te contar que elas são mais velhas do que a raça humana. Pois é, as abelhas vieram antes da gente ao mundo. Estima-se que a espécie surgiu há 100 milhões de anos — contra os cerca de 200 mil anos dos humanos.
  10. A função das abelhas operárias é trabalhar nas colmeias. Quando jovens, elas limpam a colmeia e fazem a manutenção da casa da comunidade; já quando envelhecem, as abelhas operárias são enviadas para trabalhos externos, fazendo a coleta de pólen, néctar e água. Além de tudo, elas também são responsáveis por defender a colmeia de ataques externos.
  11. Por isso, a abelha operária faz cerca de 40 voos por dia e, nesse ritmo de trabalho, chegam a pousar em um número entre 2 e 7 mil flores.
  12. Você já se perguntou como a abelha recolhe o néctar? A resposta vai te surpreender: elas fazem isso com a língua! Depois de fazer isso, ela volta para a colmeia e, lá dentro, passa o néctar de boca em boca, de abelha para abelha, até ele se transformar no mel que conhecemos. Mas, não se preocupe: as abelhas são limpinhas!
  13. Além de limpinhas, as abelhas são insetos muito sociáveis. Certo, elas não vão para o bar ou para a balada que nem nós fazemos, mas, nas colmeias, elas chegam a dividir o espaço com até 80 mil outras abelhas! Depois dessa, você nunca mais vai reclamar de dividir o quarto com seu irmão, não é?
  14. Falando em dividir quartos, uma das curiosidades sobre as abelhas é que, na verdade, as abelhas dormem de 5 a 8 horas por dia. Mas, por não terem pálpebras, elas fazem isso de olhos abertos mesmo.
  15. Ah, e as abelhas são, assim como os humanos, animais de hábitos diurnos: trabalham durante o dia e dormem durante a noite. Com essa rotina, elas evitam predadores que costumam aparecer em períodos noturnos.
  16. Você entende matemática? Não? Pois saiba que as abelhas entendem: esses insetos são capazes de fazer cálculos complexos e são famosos por sua memória incrível. 
  17. Abelhas não costumam se perder ou esquecer onde suas colmeias estão localizadas por um motivo muito simples: cada uma das colônias emite um cheiro diferente. Assim, as abelhas não erram suas casas ou se perdem no caminho de volta.
  18. Uma abelha rainha pode botar até 200 mil ovos por ano. Ela faz isso depois de acasalar com alguns zangões de sua colmeia e é a própria abelha rainha que decide quais ovos serão fecundados — gerando abelhinhas — e quais não.
  19. Já teve medo de morrer por causa da picada de uma abelha? Não se preocupe: para isso acontecer, um ser humano adulto precisa ser picado mais de mil vezes ao mesmo tempo.
  20. Mas, talvez seja uma boa ideia prestar atenção às abelhas africanas — consideradas as mais perigosas do mundo.
  21. Sabe por que as abelhas morrem ao picar alguém? Parte do abdômen delas é arrancado com o ferrão e elas acabam não resistindo.
  22. Só que nem todas as abelhas têm ferrões. Cerca de 15% das espécies de abelhas não possuem ferrão e, inclusive, muitas delas são espécies brasileiras: Mandaçaia, Jataí, Uruçu, Manduri, Bugia, Guaraipo e Mirim são chamadas de abelhas indígenas e fazem parte da lista de abelhas sem ferrão.
  23. O Brasil é um dos países com o maior número de espécies nativas de abelhas da América Latina, sendo a terra natal de cerca de 1.500 espécies.
  24. Além do Brasil, o México — com 1.800 espécies nativas de abelhas — também é um dos países que fazem parte dessa lista, assim como a Colômbia.
  25. Todo o trabalho das abelhas não resulta apenas em mel: entre os produtos produzidos pelo trabalho delas está o pólen, a geleia real, própolis e cera — muito usada para fazer velas e lip balms.
  26. As abelhas são o único inseto que produz um alimento que pode ser consumido por seres humanos por ser não tóxico.
  27. Abelhas trabalham a passos de formiguinha. Isso porque é necessário que 12 abelhas trabalhem durante toda sua vida para produzir uma colher de chá de mel.
  28. E, se você já se perguntou como as abelhas aprendem a produzir o mel, saiba que elas costumam ouvir os mais velhos: são as abelhas mais velhas que ensinam as mais jovens a como fazer seu produto.
  29. Uma colmeia, inclusive, pode produzir até 250 quilos de mel em um ano!
  30. Ah, e para conseguir voar, a abelha costuma bater asas cerca de 180 vezes por segundo.
  31. E elas conseguem atingir a velocidade de 25 km/h ao voar. 

Agora que você já sabe todas essas curiosidades sobre as abelhas, que tal aprender mais sobre o mundo animal no Terra Planeta? Acesse agora e continue a aprender!

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se