Artista cria roupas com peças descartadas: “o tecido novo e o que está no lixo são a mesma coisa”

Artista de Campinas cria roupas com peças que foram descartadas
Video Player

Vicenta Perrota, de Campinas (SP), utiliza peças que foram descartadas para criar novas roupas cheias de história e significado. Em conversa com Planeta, a artista e estilista conta que, apesar do seu trabalho ser alinhado à sustentabilidade, esse termo não ressoa nela. 

“Eu fui entendendo, por exemplo, que sustentabilidade é uma maneira também de maquiar uma grande mentira, né? Você está sustentando o quê?”, diz. Dentro de seu processo artístico, ela explica que olha para o lixo e desenvolve uma nova possibilidade. 

Publicidade

“O que é o tecido? O que é o tecido novo” O que é o tecido que está no lixo? É a mesma coisa”, provoca.

O processo de reaproveitar tecidos de roupas descartadas para se criar novas é popularmente conhecido na moda como “upcycling”, mas Vicenta também não se identifica no termo. “Eu criei uma tecnologia, o nome dessa tecnologia social se chama transmutação têxtil. Não é mais upcycling, não é mais sustentabilidade. A gente passou por isso e entendeu que é sobre território, é sobre narrativa, é sobre construir possibilidade. Essa questão do corpo lido como lixo, juntando com o lixo, se transforma em potência”. 

Fonte: Redação Planeta
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se