Uma família de Teófilo Otoni (MG) decidiu mudar a cara do seu bairro, transformando um terreno público baldio em uma praça agradável com horta e pomar comunitários. Assista ao vídeo acima.
O aposentado Eustáquio da Silva Miglio, 74, explica que a praça fica em frente ao prédio em que moram, mas que estava abandonada e não havia movimentação do poder público para melhorar o local. Então, tomou a decisão de transformar o espaço com árvores frutíferas e hortaliças.
“Esse terreno era todo danificado, com restos de construção, todo sujo e com mato alto. Eu limpei, tirei os entulhos, nivelei o terreno, joguei cal, joguei esterco para adubar e comecei a plantar as árvores frutíferas”, conta Eustáquio.
Enquanto trabalhava no terreno, o aposentado gerou curiosidade nos vizinhos: “Passou um casal e me perguntou ‘por que você está plantando tanta árvore frutífera?’. Eu falei ‘pra praça produzir alguma coisa e ser bonita’”, diz. Em seguida, questionaram sobre a possibilidade de qualquer um poder colher as frutas. “O que eu plantar é para o povo”, respondeu orgulhoso.
Agora, a praça tem pé de mamão, abacate, laranja, limão, tangerina, acerola, umbu-cajá e outras frutas. Após o plantio, a prefeitura fez uma estrutura de cimento para abrigar bancos e também um canteiro alto. Por fim, os moradores da região complementaram com grama, flores e um pergolado com trepadeira.
Maria Aparecida dos Santos, 63, já sabia cuidar de horta e aproveitou os canteiros para plantar mudas de verduras, temperos, chás e raízes, como maxixe, boldo, hortelã, cúrcuma, pimenta e batata-doce. É ela a responsável por irrigar as produções diariamente.
“O pessoal aqui do bairro vem colher as frutas, pegar as hortaliças e sempre tem criança que vem aqui pra brincar”, conta Maria Aparecida.
Assista ao vídeo acima.