“Sustentabilidade precisa estar na mesa de bar”, diz influenciador de ESG

A página Planeta Pós-Pandemia aborda questões sobre ações individuais e coletivas para se atingir um mundo mais sustentável

28 mai 2024 - 19h47
(atualizado às 19h52)
“Sustentabilidade precisa estar na mesa de bar”, diz influenciador de ESG
Video Player

Gabriel Ferri tem 26 anos, é formado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduando em ESG (Environmental, Social and Governance, ou seja, Governança ambiental, social e corporativa). Em abril de 2020 –no início da crise de covid 19– quando pensava em promover, de maneira atrativa, notícias e artigos científicos sobre sustentabilidade e meio ambiente, criou o projeto Planeta Pós-Pandemia, que hoje tem mais de 77 mil seguidores nas redes sociais.

“Estava trabalhando de casa e me deu um start de pensar o que podemos fazer em um planeta pós-pandemia, que estamos vivendo agora. Sustentabilidade precisa estar na mesa de bar”, conta para Planeta. Assista ao vídeo acima.

Publicidade

O influencer passou dois meses nas periferias de Bogotá, na Colômbia, trabalhando com desenvolvimento sustentável. Também esteve na Fundação Projeto Tamar, em Ubatuba (SP), e no Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (MG), oferecendo consultoria e palestras sobre educação ambiental e ecossustentabilidade. “A gente tem como caminhar para um desenvolvimento muito mais justo do que este de agora. O que me move é a ânsia por mudanças”, diz.

Planeta Pós-Pandemia é uma página que reflete sobre impactos socioambientais relacionados ao consumo consciente, às políticas públicas e às iniciativas privadas. “Não podemos falar do ambiental sem falar do social, é sempre necessário fazer esta ligação. A gente precisa refletir a partir da tríplice coroa formada por hábitos sustentáveis, políticas públicas e empresas”.

“Estamos vivendo uma onda muito forte de negacionismo climático e científico. As redes sociais precisam de regulamentação. Tem gente indo ao Rio Grande do Sul para promover fake news. Os ativistas sociais precisam estar cada vez mais nas redes sociais, para combater isso”. Gabriel conta que, inclusive, a ONU tem promovido vídeos do Planeta Pós-Pandemia sobre pautas climáticas no Tik Tok.

Atualmente, Gabriel é embaixador do Greenpeace Brasil e parceiro de multinacionais como Natura Biome, Boticário e L'oréal. “Fico muito feliz e realizado pelo que está acontecendo. É de coração. Nunca pelo dinheiro. Se fosse por dinheiro, a gente não estaria aqui, porque passa por muitos perrengues”.

Publicidade

“Precisamos pensar numa harmonia entre nós, humanos, e o planeta Terra a partir da ideia de pertencimento e não de dominação”, conclui.

Assista ao vídeo acima.

Fonte: Redação Planeta
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se