Australiano é multado por surfar com cobra píton de estimação; vídeo

Autoridades locais criticaram a atitude: 'As únicas cobras que deveriam estar no oceano são as cobras marinhas'

18 set 2023 - 14h37
Higor Fiuza viralizou após surfar com a Shiva, uma píton de estimação, na costa da cidade de Gold Coast, na Austrália
Higor Fiuza viralizou após surfar com a Shiva, uma píton de estimação, na costa da cidade de Gold Coast, na Austrália
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um surfista australiano foi multado após surfar com a sua cobra píton de estimação. Higor Fiuza já tinha viralizado no país por surfar acompanhado da serpente chamada Shiva pela costa da cidade de Gold Coast. Mas as autoridades do estado de Queensland, onde fica a cidade, não aprovaram a atitude do surfista e ele acabou multado em R$ 7.300  (2.322 dólares australianos). 

Fiuza tinha licença para manter o animal, mas não estava autorizado a retirar a cobra de casa sem uma autorização especial.

Publicidade

“Não queremos que os titulares de licenças exibam os seus animais nativos em público, a menos que isso seja feito para um propósito específico, aprovado, da forma que melhor proporcione o bem-estar do animal e a segurança do público. Levar esses animais para o público pode causar estresse desnecessário aos bichos. Eles  podem se comportar de maneira imprevisível quando são removidos de seus recintos”, explicou Jonathan McDonald, representante Departamento de Meio Ambiente e Ciência da Austrália

“As cobras são obviamente animais de sangue frio e, embora possam nadar, os répteis geralmente evitam a água. A píton teria provavelmente achado a água extremamente fria. As únicas cobras que deveriam estar no oceano são as cobras marinhas, ressaltou McDonald. 

Fiuza foi tema de várias reportagens no país há poucas semanas quando foi filmado surfando com Shiva. Na ocasião, ele relatou que a cobra gostava da água. "Ela vai nadar um pouco e depois volta para a prancha – apenas navegando esperando por uma onda – pela onda perfeita”, disse ele ao canal 9News. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações