Baleia mais rara do mundo é encontrada sem vida na Nova Zelândia

De 1800 até hoje, somente seis exemplares foram documentados pela humanidade

16 jul 2024 - 12h02
(atualizado às 12h29)
Exemplar da baleia mais rara do mundo sendo retirada de praia na Nova Zelândia
Exemplar da baleia mais rara do mundo sendo retirada de praia na Nova Zelândia
Foto: Departamento de Conservação da Nova Zelândia

Uma equipe do Departamento de Conservação da Nova Zelândia foi notificada na última quinta-feira, 4 de julho, sobre um exemplar de baleia encalhado na Praia de Otago, próximo da região da Foz do Taiari.  

Uma equipe foi deslocada e, após inspeção e consultas com especialistas, descobriram se tratar de uma baleia-de-dentes-de-espada macho -- uma espécie considerada rara. Para Gabe Davies, gerente de operações do DOC, o animal, mesmo sem vida, ajudará em muitas descobertas científicas significativas.

Publicidade

“As baleias-dentes-de-espada são uma das espécies de mamíferos grandes menos conhecidas dos tempos modernos. Desde 1800, apenas 6 amostras foram documentadas em todo o mundo, e todas, exceto uma, eram da Nova Zelândia. De um ponto de vista científico e de conservação, isso é enorme”.

O macho, de quase cinco metros cumprimento, foi removido da Praia de Otago pela empresa Trevor King Earthmoving. O animal está agora em um depósito refrigerado, para que seus restos sejam preservados.

O Departamento de Conservação da Nova Zelândia, juntamente com outras organizações especializadas, como o Te Rūnanga ō Ōtākou, estão trabalhando para elaborar a melhor maneira de se pesquisar a espécie. “É importante garantir que o respeito apropriado por este [bicho] seja demonstrado por meio da jornada compartilhada de aprendizado", disse a presidente do Te Rūnanga ō Ōtakou, Nadia Wesley-Smith.

Amostras genéticas já foram enviadas para a Universidade de Auckland para realização de exames.

Publicidade

A baleia-de-dentes-de-espada é considerada rara, pois foi vista poucas vezes pela humanidade, o que impossibilitou estudar a espécie e entender mais sobre ela. Descrita pela primeira vez em 1874, na Ilha Pitt, apenas foram encontradas sua mandíbula inferior e dois dentes junto de restos esqueléticos.

Outras dois exemplares foram localizados no Chile, também com pouco conservadas, mas permitindo que a ciência confirmasse a existência de uma nova espécie. As últimas duas descobertas, que ocorreram em Bay of Plenty e ao norte de Gisborne, ajudaram a descrever mais o padrão de cores e tamanho da espécie.

O recém-encontrado exemplar da baleia-de-dentes-de-espada está atualmente em um depósito refrigerado, sendo preservado até que os próximos passos para estudos e conservação sejam decididos.

Conheça 7 bichos com as vidas mais curtas Conheça 7 bichos com as vidas mais curtas

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se