Uma baleia cachalote, filmada no último sábado, 9, em uma praia australiana nadando próxima de banhistas, morreu na terça-feira, 12, após encalhar.
Autoridades da cidade de Fremantle tentaram levar a baleia de volta para águas profundas, mas não tiveram sucesso. Os registros do animal em meio aos banhistas viralizaram nas redes.
As imagens mostram os banhistas se aproximando do animal de quinze metros de comprimento, no sábado, em Port Beach. Cachalotes são animais de águas profundas, e são raramente vistos próximos ao litoral, segundo os especialistas. O espécime que morreu na Austrália tinha sinais de queimaduras provocadas pelo sol e outros machucados.
"Rapidamente percebemos que não estava em boas condições", disse Mark Cugley, porta-voz do Departamento de Biodiversidade e Conservação ao canal britânico BBC.
Após ser vista perto dos banhistas, o animal deixou a costa, mas retornou na segunda-feira, 11, quando foi encontrado encalhado nas redondezas.
A área foi fechada pelas autoridades, que tentaram salvar a baleia sem sucesso. Fraca de mais para retornar ao oceano, ela morreu na terça-feira. A carcaça do animal será removida para diminuir os riscos de tubarões aparecem na região, atraídos por seus restos mortais.