A semana inicia com alerta para risco de temporais e frente fria em alguns Estados brasileiros. Dados da MetSul Metereologia apontam chuvas intensas com acumulados de precipitação principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na região Norte, os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins devem ter chuvas mais intensas. No Nordeste, a Bahia e o Rio Grande do Norte podem ter precipitação na faixa litorânea, contudo, a chuva continuará escassa.
Sudeste e Centro-Oeste estarão aquecidos sob ar tropical, por isso, a previsão é de que a chuva forte seja com temporais de raios, granizo e vento.
Após um fim de semana de instabilidade no tempo, São Paulo continuará a ter altos volumes de chuva no decorrer da semana em diversas cidades. O Estado é o que tem o alerta maior de risco de temporal, com um começo de semana de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. O risco de temporais e transtornos é alto.
Já no Sul, o Paraná será o Estado com maior acúmulo de precipitação, mas os três Estados da região devem ser atingidos com chuva diária.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite um alerta amarelo, de perigo potencial, que vai de 10h desta segunda-feira, 4, até às 10h de terça-feira, 5, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
A previsão abrange municípios no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, além de algumas partes no Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Previsão de frente fria
Nesta segunda-feira, 4, o fluxo de ar quente e úmido paira sobre a região Sul. Segundo o Climatempo, a previsão é a passagem afastada de uma frente fria em alto mar no Rio Grande do Sul, o que atuará na umidade e fará com que o Estado tenha mais riscos de temporais.
Partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ter sol com muitas nuvens no céu além de pancadas de chuva a qualquer momento, com forte intensidade e risco de ventos moderados a forte.
Entre a quarta-feira, 6, e a quinta-feira, 7, a formação de uma segunda frente fria no Sul causará instabilidade sobre outros Estados. Esta nova frente fria se deslocará a partir da quinta-feira, 7, para Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.