Com a seca prolongada e falta de chuva que ultrapassa 100 dias, a Cachoeira do Bom Despacho, localizada em Santa Cruz de Minas (MG), secou completamente. O local é um dos principais pontos turísticos da região. A cachoeira, situada em uma área com formações rochosas, costumava ter uma pequena represa de águas correntes, que também foi afetada pela estiagem. Agora, no local, há apenas poços com resquícios de água parada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista à TV Integração, emissora afiliada à Rede Globo na região, Augusto César, porta-voz da Prefeitura de Santa Cruz de Minas, informou que o nível da água começou a baixar há cerca de 15 dias, até secar totalmente na quinta-feira. Ele também destacou que essa é a primeira vez que o ponto turístico fica completamente sem água.
“Secar desta forma ainda não [não tinha visto]. Em outras estiagens, corria um filete de água. Mas, desta forma, na diminuição do nível da água, não", afirmou ele.
A Cachoeira do Bom Despacho faz parte da rota do caminho velho da Estrada Real, situada entre as cidades de Tiradentes e São João del Rei. Augusto César destacou que, além de prejudicar o ecossistema, afetando inclusive a fauna da região, a seca também gera consequências para o turismo local.
“Impacta na forma indireta. A água daqui não é utilizada no abastecimento da cidade, mas impacta na questão ambiental, turística e de lazer da população de Santa Cruz de Minas e da região. Infelizmente, sentimos uma redução muito grande na visitação”, acrescentou.