A onda de calor que se instala sobre o Brasil nesse início de setembro já atingiu em cheio o estado de São Paulo elevando as temperaturas especialmente no centro-norte e oeste do estado. Nesta quarta-feira, 4 de setembro, pelo segundo dia consecutivo, o calor volta a bater recordes. Os termômetros marcaram 39°C no interior paulista, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
- Jales 39,2°C (recorde para 2024)
- Lins 39,0°C (recorde para 2024)
- Valparaíso 39,0°C (recorde do ano: 39,2°C em 3/9/24)
A cidade de Barretos teve a tarde mais quente do ano até agora, com a temperatura máxima de 38,4°C.
O calor será intenso no interior paulista nesta quinta-feira podendo se aproximar um pouco mais dos 40°C. Na próxima sexta-feira, 6, a passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo vai causar uma diminuição da temperatura em áreas do sul e do leste do estado, mas a previsão é de que o calor aumente novamente no fim de semana.
Grande SP terá chuviscos
A Grande São Paulo tem uma quinta-feira com sol e calor, mas a aproximação da nova frente fria poderá causar chuviscos à noite em algumas áreas, preferencialmente nas regiões ao sul da capital e municípios no sul da região metropolitana.
Na sexta-feira, a população da Grande São Paulo vai sentir um acentuado contraste de umidade e de temperatura. Por causa da passagem da frente fria, o vento úmido do mar vai trazer muita umidade deixando a região nublada, com chuviscos e temperatura amena o dia todo. Muita gente vai sentir um friozinho, com previsão de temperatura máxima perto dos 22°C, muito abaixo dos 33°C que fez nesta quarta-feira.
Chuva no litoral
Por causa da passagem desta frente fria, o litoral de São Paulo terá um pouco de chuva nesta quinta-feira, 5, e na sexta-feira, 6 de setembro. A temperatura fica amena na sexta, mas volta a subir no fim de semana. No sábado, o sol reaparece nas praias, ainda entre muitas nuvens, mas fica forte no domingo.