A Austrália é conhecida por ser um país com uma grande presença de animais silvestres convivendo na zona urbana ao lado da população. Não é incomum encontrar relatos de aranhas gigantes na cozinha de casa ou até mesmo serpentes no banheiro. Mas o caso do casal de brasileiros Fran Dias Rufino, de 32 anos, e Brunno Rufino, de 34 anos, surpreendeu pela fofura.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao chegarem em casa na última quarta-feira, 13, eles se depararam com um coala no quarto. O flagra foi registrado por Fran por meio de um vídeo do TikTok, que já conta com quase 4 milhões de visualizações. Nas imagens, o animal pula da cabeceira para a cama. "Um dia normal na Austrália", escreveu.
"Brunno tem que ligar pra alguém!", diz Fran no vídeo. "Pra quem?", brinca o marido. Brunno tenta atrair a atenção do animal com algumas roupas, mas o coala acaba saltando da cama e corre em direção à cozinha.
O pequeno mamífero saiu da casa sozinho após ser "guiado" por Brunno, enquanto Fran conversava com o serviço de resgate de coalas pelo telefone. É possível ver que a atendente fala para a mulher que o animal "encontrará sozinho o seu caminho".
Espécie em perigo de extinção
Por ser um animal selvagem, o coala utiliza garras para comer, se locomover e até se proteger. "Fiquei assustada, feliz e empolgada ao mesmo tempo", contou Fran em entrevista à CNN australiana.
Os coalas são considerados espécies em perigo de extinção em diversas regiões da Austrália, principalmente por conta de doenças, seca e incêndios em vegetação.
Não é comum que estes animais ataquem humanos, já que eles são frequentemente vistos em cima de árvores. Em 2022, o país lançou um plano nacional de recuperação da espécie, contudo, os coalas continuam com perspectivas de sobrevivência "ruins".