Cerca de 20 cães da raça Spitz-alemão-anão, mais conhecida como lulu-da-pomerânia, promoveram uma "fuga em massa" do canil onde vivem na cidade de Jaguaruna, no litoral de Santa Catarina. Vídeos que mostram o "flagra do crime" viralizaram nas redes sociais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso aconteceu no último dia 19. A dona do canil, Gislane Dutra, conta ao Terra que naquele dia saiu com a filha dela, que não travou o portão da frente corretamente.
"Era horário de banho de sol. Meu marido estava oferecendo uns petiscos um pouco antes. Com o vento forte, o portão abriu. Fugiram 18, todos que estavam ali no momento", diz Gislane.
Ela relembra que os "fujões" foram até a esquina da rua e acabaram sendo "capturados" em cerca de três minutos.
"Eles não costumam ficar no pátio da frente. Estavam ali pois o pátio deles estava passando por manutenção. Eles ficam em um espaço bem maior com gramado", detalha.
Gislane fala ainda que, em cinco anos que ela e o marido, Renan Borean, têm o canil, algo assim nunca tinha acontecido. "Dessa forma nunca aconteceu. Às vezes, acontece de um passar entre as pernas na hora que estamos saindo", brinca.
Segundo Gislane, o canil possui atualmente 18 lulus-da-pomerânia, com idades entre 9 meses e 5 anos, e é registrado na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). A entidade estabelece padrões e emite registros para criação de cães de raça pura no Brasil.
Flagra da fuga em massa
A "fuga em massa" foi "flagrada" pelas câmeras de segurança do canil. Gislane e o marido postaram as imagens nas redes sociais, e os vídeos viralizaram.
Em tom bem-humorado, Borean narra o que aconteceu. Um dos vídeos mostra o momento que o portão abre, e os cães saem em disparada pela rua, sendo seguidos por ele e pelo outro filho do casal. Veja:
Em um outro vídeo, Borean conta como foi a "captura" dos 18 lulus. As imagens mostram os "fujões" sendo trazidos de volta para o espaço, um a um. Assista: