Doze turistas, com idades entre 26 e 61 anos, foram banidos para sempre do Centro de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu, na China, por supostamente exibirem mau comportamento perto dos animais. A nacionalidade dos turistas não foi revelada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os visitantes foram “apanhados jogando brotos de bambu, palitos de pirulito, cigarros, ovos ou pão e cuspindo na área de recreação externa dos pandas em diferentes ocasiões”, informou a CNN Internacional. As infrações ocorreram entre abril e junho deste ano.
O regulamento do centro proíbe que os visitantes joguem "lixo ou comida no campo de atividade animal e outros comportamentos que ameacem a segurança dos animais". Ele também alerta que turistas 'incivilizados' podem ser punidos "de acordo com a gravidade dos comportamentos, com diferentes graus de penalidades, tais como criticar e educar, impedi-los de entrar no parque dentro de um ano, proibi-los de entrar no parque dentro de cinco anos ou proibi-los de entrar no parque para o resto da vida, e assim por diante"
Criado em 1987, o centro é um instituto público de criação e pesquisa que busca proteger os pandas gigantes da extinção. Em 2018, o World Wildlife Fund elevou os pandas gigantes de “em perigo” para “vulneráveis”. Estima-se que existam cerca de 1.800 pandas vivendo na natureza hoje.