A partir desta sexta-feira, 26, os olhares do mundo todo estarão voltados para a França. Nessa data, acontecerá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, evento multiesportivo que será realizado até o dia 11 de agosto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Diferentemente de outras edições, desta vez a cerimônia não ocorrerá em um estádio, mas no famoso Rio Sena, onde as delegações de cada país desfilarão em barcos. A solenidade começa às 19h30 em Paris (às 14h30, no horário de Brasília).
A previsão do tempo para a cerimônia da Olimpíada, no entanto, não é muito otimista. De acordo com a última atualização do serviço de meteorologia Meteo France, é esperado céu nublado na sexta-feira e chuva durante a noite. A previsão, porém, oscila e ainda pode mudar.
"Na sexta-feira, 26, o céu permanece nublado. As temperaturas rondam os 22°C à noite e o vento permanece fraco", informou o boletim do dia 23 de julho do Meteo France.
Tempo em Paris
Os Jogos Olímpicos de 2024 acontecem nos meses mais quentes do ano em Paris, que agora está no verão. No início de julho, o site oficial da Olimpíada alertou que os atletas que vão competir poderão enfrentar uma ampla gama de condições climáticas, desde muito calor até fortes chuvas.
Localizada no norte da França, Paris geralmente tem verões muito quentes. A temperatura média diária em julho e agosto varia de 15ºC a 25ºC. A umidade relativa média fica em torno de 66%. Em locais no sul, a exemplo de Marselha e Bordéus, as temperaturas e níveis de umidade são mais elevados.
Segundo o Meteo France, a temperatura mais alta já registrada em Paris aconteceu no dia 25 de julho de 2019, quando foi registrada máxima de 42,6ºC. Várias ondas de calor também foram observadas entre os meses de junho e agosto no país em outros anos.
Desde 2004, a capital francesa registrou 14 episódios de vigilância de ondas de calor de nível laranja, sendo que duas delas atingiram o nível vermelho -- o nível máximo de risco. Essas duas ondas de calor aconteceram em julho de 2019 e agosto de 2020.
Além de ser quente e úmida, a cidade-sede dos Jogos Olímpicos costuma ter tempestades em julho e agosto, com médias mensais de 73 mm e 60 mm, respectivamente.
Entre as tempestades mais intensas em Paris, o serviço de meteorologia destaca uma que ocorreu no ano passado, em 28 de julho, data em que foram registrados 48,1 mm. Essa chuva causou grandes transtornos na capital francesa, afetando inclusive a circulação do metrô.
Como se proteger
Em caso de ondas de calor e calor intenso, a Meteo France traz orientações, como:
- Permaneça em casa ou em um local fresco;
- Beba bastante água (não espere até sentir sede);
- Prefira atividades que não exijam muito esforço;
- Alimente-se de forma equilibrada e em quantidade suficiente;
- Evite bebida alcoólica;
- Se não se sentir bem, ligue 15. A plataforma de informações telefônicas em ondas de calor também é ativada. O número é 0800 06 66 66.