Chuva forte em SP deixa ao menos um morto e mais de 170 mil imóveis sem energia elétrica

Tempestade provoca alagamentos, quedas de árvores e transtornos em diversas regiões da capital paulista

12 mar 2025 - 18h03
(atualizado às 22h01)
Homem morre após ter carro atingido por árvore em SP
Video Player

A cidade de São Paulo enfrenta mais um dia de chuva intensa nesta quarta-feira, 12, levando a prefeitura a decretar estado de atenção para alagamentos pelo segundo dia consecutivo. Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou uma morte devido aos estragos provocados pela tempestade. 

Segundo os bombeiros, o acidente aconteceu na Avenida Senador Queirós, no Centro Histórico. Uma árvore caiu sobre um táxi, resultando na morte do motorista.

Publicidade

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o alerta de estado de atenção para alagamentos foi emitido às 16h38 para as zonas norte, sul, oeste e central, além das marginais Tietê e Pinheiros. Às 17h07, a medida foi ampliada para as zonas leste e sudeste. 

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta severo às 16h55, informando sobre a possibilidade de chuvas fortes principalmente nas zonas oeste, norte e central da capital. "Tem raios e ventos. Busque abrigo", informou o comunicado.

Até as 18h40, o Corpo de Bombeiros recebeu 158 chamados para quedas de árvores, além de quatro chamados para enchente e três para desabamentos.

Dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que, nesta quarta-feira, foram registradas rajadas de vento de 26 km/h no Mirante de Santana e 36 km/h em Barueri. Nas estações da Força Aérea Brasileira (FAB), os registros apontaram ventos de 43 km/h no Aeroporto do Campo de Marte, com rajadas de até 61 km/h, 43 km/h no de Guarulhos e 14 km/h no Aeroporto de Congonhas.

Publicidade
Moradores registram chuvas intensas em SP
Moradores registram chuvas intensas em SP
Foto: Reprodução/Redes sociais

Internautas compartilharam imagens da força da tempestade nas redes sociais. Em diversos registros, é possível ver chuvas intensas e granizo que impossibilitam a visão. Diversos moradores também relataram falta de energia.

Segundo a concessionária de energia Enel, cerca de 173 mil clientes tiveram o serviço afetado nesta tarde, o que equivale a 2,1% das unidades atendidas na Grande São Paulo.

A tempestade, acompanhada de rajadas de vento, raios e risco de granizo, causou transtornos em diversas regiões. Entre os bairros afetados estão Butantã, Pinheiros, Campo Limpo, Santa Cecília, Santo Amaro e Vila Mariana. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se