A volta da chuva em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, 23, alagou ruas novamente e elevou o alerta da prefeitura.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos, Maurício Loss, as equipes da prefeitura da capital gaúcha trabalham para ampliar o funcionamento de casas de bomba para drenagem da água.
“A chuva tem se intensificado em Porto Alegre nas últimas horas, além do que os modelos previam. “Nossas equipes também seguem atuando na limpeza das redes com caminhões hidrojato para tirar todo aquele material, aquele lodo, aquela areia que ficou acumulado nos últimos alagamentos”, informou Loss em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Porto Alegre.
As áreas já previamente afetadas pelas cheias do Guaíba devem permanecer em atenção. A Defesa Civil do RS também emitiu alerta para o risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas nesta quinta. A orientação é buscar abrigo, retirar eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, fechar bem portas e janelas e evitar atravessar alagamentos a pé ou, mesmo, de carro.
Desde o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos nas enchentes subiu. Agora, são 163 vítimas fatais dos temporais que atingem o estado gaúcho. Já o Lago Guaíba se manteve estável nas últimas 24 horas. As informações foram divulgadas às 9h desta quinta-feira, 23.
Balanço da Defesa Civil
- Municípios afetados: 468
- Pessoas em abrigos: 65.762
- Desalojados: 581.643
- Afetados: 2.342.460
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 72
- Óbitos confirmados: 163
- Óbitos em investigação*: 0
- Pessoas resgatadas: 82.666
- Animais resgatados: 12.440
- Efetivo: 27.708
- Viaturas: 4.069
- Aeronaves: 17
- Embarcações: 255
Acesso ao estado
Não está fácil chegar ao Rio Grande do Sul desde que as enchentes atingiram um estado mais crítico. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, segue fechado por tempo indeterminado. Já as estradas estão, em boa parte, bloqueadas.
Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, são 71 trechos com bloqueios totais e parciais em 40 rodovias, entre estradas, pontes e balsas. As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).