Chuvas marcam o início de janeiro em grande parte do Brasil; veja previsão do tempo

Regiões enfrentam alertas de tempestades e acumulados significativos; saiba o que esperar na sua área

2 jan 2025 - 08h51
Nuvens escuras encobrem o céu na região do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025.
Nuvens escuras encobrem o céu na região do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025.
Foto: ERIKA INOUE/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuva forte e tempestades para a maior parte dos estados brasileiros nesta semana. Os volumes acumulados podem ultrapassar 80 mm em uma faixa que inclui o Amazonas, regiões do Centro-Oeste e Sudeste. Já em áreas do Norte, Nordeste e Sul, algumas localidades terão precipitações abaixo de 20 mm ou quase nenhuma chuva significativa.

Os alertas amarelo e laranja que foram emitidos pelo Inmet, que indicam chuvas fortes e tempestades, valem para esta quinta-feira, 2.

Publicidade

No Norte, a combinação de calor e alta umidade provoca pancadas de chuva frequentes, com acumulados acima de 30 mm em grande parte da região. Pontualmente, áreas do Amazonas, Pará e sul do Tocantins poderão registrar mais de 80 mm. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá gerar acumulados superiores a 100 mm. Por outro lado, o norte do Pará e boa parte de Roraima terão volumes abaixo de 20 mm.

Enquanto a faixa leste e norte do Nordeste podem ter chuvas leves ao longo da semana, o interior da região continuará com tempo seco e altas temperaturas. Acumulados acima de 40 mm estão previstos no oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, podendo chegar a 80 mm em pontos do Maranhão e da Bahia.

Previsão de chuva (30 de dezembro de 2024 à 06 de janeiro de 2025)
Foto: Inmet

A persistência de um canal de umidade garantirá chuvas significativas no Centro-Oeste. Goiás e Mato Grosso terão os maiores volumes, com acumulados ultrapassando 80 mm e podendo atingir até 150 mm em áreas específicas. No Mato Grosso do Sul, a instabilidade começa após o dia 1º de janeiro, com acumulados acima de 50 mm no norte do estado.

Embora a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) esteja perdendo força, a instabilidade atmosférica mantém o canal de umidade sobre o Sudeste. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo poderão registrar acumulados superiores a 100 mm em pontos isolados. Em São Paulo, norte de Minas e sul do Rio de Janeiro, os volumes devem ser mais modestos, abaixo de 50 mm.

Publicidade
Inmet emitiu alertas amarelo e laranja, para chuvas intensas e tempestades no Brasil
Foto: Inmet

Apesar de instabilidades no início da semana, os acumulados no Sul deverão ser baixos, com menos de 20 mm na maior parte da região. Os volumes mais significativos estão previstos para o leste de Santa Catarina e Paraná, onde podem ultrapassar 40 mm. O sudoeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná terão chuvas quase inexistentes, com menos de 10 mm.

Atenção aos alertas

O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações diárias da previsão do tempo e seguir as orientações de segurança diante de alertas de chuvas intensas e tempestades. O início do ano traz desafios meteorológicos que demandam cautela em diversas regiões do país.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações