Ciclo do nitrogênio: o que é e como funciona o ciclo desse elemento essencial para os seres vivos

O ciclo do nitrogênio é uma matéria que geralmente cai em vestibulares, por isso, é essencial saber para se sair bem nas provas

21 dez 2024 - 05h00
O ciclo do nitrogênio é essencial para a vida na Terra
O ciclo do nitrogênio é essencial para a vida na Terra
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O ciclo do nitrogênio é um ciclo biogeoquímico que garante a circulação do nitrogênio no ambiente físico e nos seres vivos. O nitrogênio é um nutriente utilizado por vários organismos, sendo essencial para formar proteínas, ácidos nucleicos e outros componentes das células. Então, o ciclo do nitrogênio garante a ciclagem desse elemento no ambiente, disponibilizando-o para os seres vivos e liberando-o novamente para o meio. Com isso, o nitrogênio pode ser, posteriormente, reutilizado por outros organismos. 

O que é o ciclo do nitrogênio?

O ciclo do nitrogênio é um processo essencial para o funcionamento dos ecossistemas naturais, promovendo a reciclagem deste elemento tão importante para a vida. Este ciclo envolve várias etapas e diversos organismos, como bactérias, que desempenham papéis cruciais em cada fase.

Publicidade

Ele permite que o nitrogênio, presente principalmente na forma gasosa na atmosfera, seja transformado e utilizado por plantas, animais e outros organismos. Sem o ciclo do nitrogênio, os nutrientes que são fundamentais para a construção de proteínas e DNA não estariam disponíveis para os seres vivos.

Como funciona o ciclo do nitrogênio?

O ciclo do nitrogênio é composto por uma série de etapas que incluem a fixação, amonização, nitrificação e desnitrificação. Cada uma dessas etapas desempenha um papel na transformação do nitrogênio, permitindo sua reutilização contínua na natureza.

Etapas do ciclo do nitrogênio

O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em quatro etapas principais, cada uma com um papel específico na transformação deste elemento:

  1. Fixação: as bactérias nitrificantes, livres ou associadas, transformam nitrogênio do ar (N2) em amônia (NH4+), nitratos (NO2-) e nitratos (NO3-);
  2. Amonificação: a ureia (CH4N2O), um dos resíduos do metabolismo dos animais (eliminada pela urina), é transformada em amônia por bactérias do solo;
  3. Nitrificação: bactérias nitrificantes do solo transformam a amônia em nitratos;
  4. Desnitrificação: o nitrogênio é devolvido à atmosfera por meio de bactérias desnitrificantes que o convertem a partir dos nitratos do solo.

Qual a importância do ciclo de nitrogênio?

O ciclo do nitrogênio é vital para todos os ecossistemas, pois garante a disponibilidade desse elemento essencial para os organismos vivos. Sem ele, o nitrogênio não estaria acessível em formas que pudessem ser assimiladas por plantas e animais, o que comprometeria a sobrevivência de muitas espécies, incluindo a nossa.

Publicidade

Em caso de baixa concentração de nitrogênio no solo, são utilizados fertilizantes industriais. Alguns deles são o salitre do Chile, nitrato de sódio ou o nitrato de potássio.

Algumas soluções alternativas são:

  • A rotação de culturas (alternando plantas que consomem e repõem o nitrogênio);
  • A adubação verde (usar restos das leguminosas).
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se