Previsão de ciclone bomba próximo ao litoral da região Sul do Brasil, com possibilidade de afetar principalmente RS, SC e PR.
A região Sul do País deve receber mais chuva durante a próxima semana, segundo avaliação do Climatempo, com possibilidade de formação de um ciclone bomba sobre o Oceano Atlântico, próximo ao litoral da região. O fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, uma condição conhecida como ciclogênese explosiva.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a previsão, o ciclone bomba deve ser formado a partir de terça-feira, 12, sobre o mar, próximo à costa Sul do Brasil. O fenômeno não deve atingir o território brasileiro diretamente, ainda assim, o Climatempo alerta que ele pode gerar rajadas de vento significativas para regiões próximas ao litoral, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o fim de semana, porém, a tendência é que o tempo fique firme em grande parte do Rio Grande do Sul a partir do dia 9 de novembro, e em Santa Catarina e Paraná nos dias seguintes.
O Rio Grande do Sul tem, desde quinta-feira, 7, pancadas de chuva com acumulados entre 30 e 70 mm, por causa da formação de um sistema frontal. Porém, esse sistema deve avançar para o oceano.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste
Ainda de acordo com avaliação do Inmet, o fim de semana continuará de muita chuva nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
A combinação de massa de ar quente e úmida com a passagem de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera provocará instabilidades e chuvas localmente significativas no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm em algumas localidades.