Um ciclone extratropical que se formou no fim de semana em alto mar deu origem a uma nova frente fria que ainda deve manter as temperaturas baixas no Sul e no Sudeste no começo desta semana, segundo o Climatempo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com a atuação do ciclone, a costa também deve ter ventania e mar agitado. "A combinação da formação do ciclone em alto mar com a atuação de uma alta pressão sobre o Brasil, que dá origem à massa de ar polar, criará um verdadeiro 'corredor de vento'. Este fenômeno impulsionará ventos frios para grande parte do País", explica o sistema de meteorologia.
De acordo com a Marinha do Brasil, a passagem da frente fria poderá afetar a costa dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, entre Mangaratiba (RJ) e São Mateus (ES), com ventos de direção oeste a sudoeste e intensidade de até 75 km/h até a noite desta terça-feira, 13.
Também pode ser afetada a faixa litorânea dos Estados do Espírito Santo e da Bahia, entre São Mateus (ES) e Porto Seguro (BA), com ventos de direção sul a sudeste e intensidade de até 60 km/h.
Temperatura
Conforme o Climatempo, esta terça-feira, 13, e quarta-feira, 14, ainda devem ser geladas. O mapa meteorológico aponta que as temperaturas em Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão ficar até 5 °C abaixo da média para o mês.
Nesta terça-feira, áreas de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul poderão ver uma queda ainda mais acentuada: com temperaturas até 7,5 °C abaixo da média normal para o mês.
O ar frio também aumenta a chance de geada nos Estados da região Sul.
Aviso de ressaca
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de ressaca na faixa litorânea. Conforme comunicado, entre os Estados de Santa Catarina e São Paulo, entre Laguna (SC) e Santos (SP), as ondas podem chegar à altura de até 3 metros até a tarde de quarta-feira, 14.
Já na faixa entre os Estados de São Paulo e Espírito Santo, entre Santos (SP) e São Mateus (ES), as ondas podem chegar até 4 metros de altura.