Ciclone formado no litoral do Estado do Rio Grande do Sul deve gerar uma frente fria e trazer chuvas a outras regiões do Brasil até o fim da semana.
Após um forte temporal, um ciclone formado no litoral do Estado do Rio Grande do Sul deve gerar uma frente fria e trazer chuvas a outras regiões do Brasil ao longo da semana, de acordo com meteorologista do Inmet.
"O ciclone pode também ser chamado de centro de baixa pressão e tem uma tendência de formar uma frente fria. Com isso, pode proporcionar chuvas e tempo severo nessas áreas. O ciclone facilita a formação de cavados, que geram áreas de instabilidade e podem manter chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul e centro de Minas, principalmente no final de semana", explicou Andrea Ramos ao jornal O Globo.
Apesar disso, segundo a especialista, as altas temperaturas devem se manter nessas regiões. "As temperaturas ainda estão elevadas, por influência do El Niño, que sempre joga aquele calor. Isso é um agravante também, porque uma atmosfera quente, ao se aproximar dessas instabilidades, proporcionam uma condição de tempo com queda de granizo, como ocorreu no Sul. Além disso, para os próximos dias, a previsão é de rajadas de vento e pancadas de chuva em algumas regiões", disse.
Ainda conforme a especialista, a chuva deve começar em São Paulo na próxima sexta-feira, 19, assim como no Sul do Rio de Janeiro e no Sudeste de Minas Gerais. Já no Rio Grande do Sul, chuvas com volumes bastante significativos devem ocorrer na sexta e sábado, 20. No domingo, deve atingir também o Espírito Santo. Na segunda-feira, a instabilidade deve chegar na Bahia.
Temporal no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina foram atingidos por uma forte chuva na noite de terça-feira, 16. Os temporais foram acompanhados de fortes rajadas de vento e queda de granizo em algumas localidades. A capital do estado, Porto Alegre, e a região metropolitana foram bastante afetadas e milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica.
Previsão do tempo de 15/1 a 22/1
Confira a previsão do tempo para cada região do País, segundo o Inmet:
Região Norte: estão previstas pancadas de chuvas, durante a semana, com valores maiores que 70 mm no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. No Acre e Rondônia, não se descartam pancadas de chuvas isoladas. Já em Roraima, são previstos menores acumulados.
Região Nordeste: estão previstas chuvas em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia que podem superar os 50 mm. Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco podem ter chuvas isoladas.
Região Centro-Oeste e Sudeste: estão previstas chuvas intensas, com volumes maiores que 60 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente no centro-norte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e Sul Mineiro. Chuvas com menores acumulados são esperadas no Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso.
Região Sul: estão previstos temporais, devido a atuação de um sistema de baixa pressão que favorecerá fortes instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul. No Paraná e Santa Catarina são previstos menores acumulados que podem ultrapassar os 60 mm, mas entre os dias 21 e 22, haverá uma redução destes acumulados de chuva na região.
* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.