Com a chegada do verão, vêm os esperados dias de calor e também as temidas chuvas fortes, que costumam causar transtornos à população em diversas partes do País. As intensas chuvas, frequentemente acompanhadas de raios, são características desta temporada do ano. Nas vias urbanas, a rápida acumulação de água pode resultar em enchentes, enquanto nos leitos dos rios, essas condições podem dar início às chamadas inundações.
Em situações como essas, é importante saber o que fazer e também o que não fazer para se manter seguro. É por isso que o Terra procurou entidades públicas para saber quais cuidados as pessoas devem adotar durante esses fenômenos climáticos.
O que fazer em caso de alagamento e enchentes
Ao Terra, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) da cidade de São Paulo informou que emite recomendações, por meio da Defesa Civil, para prevenir acidentes durante tempestades. Entre essas orientações, destaca-se a importância de "buscar um local seguro para se abrigar, com portas e janelas que possam ser fechadas em caso de inundação." Além disso, a SMSU recomenda "desligar aparelhos elétricos da tomada, visando diminuir a chance de curtos-circuitos."
"A Prefeitura possui o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), que atualiza a cada três horas as condições climáticas da cidade. Em dias de chuvas, a atualização ocorre a cada hora, com informações de pontos de alagamentos, estados de atenção ou alerta e sinalização com a mudança na cor do mapa da cidade", informou a SMSU.
Já a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou à reportagem que atua diariamente em situações de prevenção e chamados de emergência, "visando reduzir os impactos negativos e otimizar a resposta às ocorrências decorrentes das intensas chuvas neste período."
"Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil orienta que as pessoas esperem a intensidade diminuir antes de saírem de casa ou do trabalho. Dirigir em temporais também é um grande risco à vida, então é aconselhável parar o veículo em algum local seguro até que a chuva acalme. Em caso de alagamentos, enchentes e inundações, a Defesa Civil recomenda que os munícipes não tentem atravessar as áreas alagadas e também não busquem apoio em postes metálicos e portões, que, com ajuda da água, podem conduzir energia e causar choque elétrico", respondeu o órgão ao Terra.
"Todas as ocorrências são atendidas em conjunto com os demais órgãos municipais e estaduais, visando uma resposta rápida e eficiente para os munícipes", complementou o órgão .
Veja mais dicas do que fazer em casos de alagamentos:
- Esteja sempre atualizado sobre as áreas de risco na sua região;
- Caso a chuva cause danos sérios à sua casa, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
- Se a Defesa Civil avaliar que sua casa está em uma área de risco, saia imediatamente;
- Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, entre outros.