Como é o gato brasileiro que concorre ao título de maior do mundo no Guinness Book

Animal da raça maine coon mede cerca de 1,30m, superando o atual detentor de título

9 mar 2024 - 05h00
Resumo
Xartrux é um gato da raça Maine Coon, concorrente para o título de maior gato do mundo, medindo 1,30m. Ele foi inscrito no Guinness Book em 2022 e desde então já cresceu 4cm.
Gato brasileiro concorre ao título de maior do mundo no Guinness Book
Video Player

O gato brasileiro que concorre ao título de maior gato do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes, se chama Xartrux, é da raça Maine Coon e, atualmente, mede 1,30m e pesa cerca de 11 quilos.

O gato gigante já participou de diversos eventos voltados para os amantes de felinos. Agora, o objetivo é que o brasileiro seja escolhido como o maior gato do mundo, superando o gato italiano que é atual detentor do título, medindo 1,19m.

Publicidade

A inscrição para que Xartrux se tornasse o maior gato do mundo no Guinness Book foi realizada em 2022, quando ele media 1,26m, ou seja, 4cm a menos do que atualmente.

Xartrux pode se tornar o maior gato do mundo
Xartrux pode se tornar o maior gato do mundo
Foto: Reprodução/Instagram

A inscrição no livro dos recordes foi feita pela tutora, Márcia Regina de Oliveira, que é criadora certificada de gatos da raça maine coon em Jaú, no interior de São Paulo. Nas redes sociais, ela mostra detalhes do dia a dia com Xartrux, que chama a atenção inclusive durante seus passeios pelas ruas e até shoppings.

Nas redes sociais a tutora do gato, Márcia, garante que o animal é extremamente dócil. A raça maine coon é conhecida pelo gigantismo, e é considerada a maior de gatos domésticos no mundo. Normalmente, os machos medem cerca de 1,10m e as fêmeas, 1m. No entanto, gatos como o Xartrux fogem da curva.

Gato da raça maine coon mede 1,30m
Foto: Reprodução/Instagram

O concorrente a maior gato do mundo tem seis anos. A expectativa de vida dos maine coon pode chegar a 15 anos, havendo relatos de gatos que viveram mais de 20 anos.  

Publicidade

A raça é considerada rara no Brasil e difícil de ser encontrada. Por isso, para se ter um bichinho desse tipo é preciso desembolsar entre R$ 5,5 mil e R$ 12 mil, dependendo do tamanho do animal. Também é importante verificar se os criadores ou gatis são certificados pelo Clube Brasileiro do Gato (CBG), que mapeia os locais certificados no site oficial.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações