De 12 cm e com bolinhas azuis: conheça um dos animais mais venenosos do mundo

Apesar de pequeno, o polvo-de-anéis-azuis pode “derrubar” 20 homens facilmente

28 jun 2024 - 05h00
“Dentro de suas glândulas salivares vivem bactérias que produzem a tetrodotoxina. Esta é uma neurotoxina forte e de ação rápida que paralisa o alvo, bloqueando a transmissão de mensagens pelos nervos”, diz o Instituto Australiano de Ciência Marinha
“Dentro de suas glândulas salivares vivem bactérias que produzem a tetrodotoxina. Esta é uma neurotoxina forte e de ação rápida que paralisa o alvo, bloqueando a transmissão de mensagens pelos nervos”, diz o Instituto Australiano de Ciência Marinha
Foto: Reprodução/Getty Images

Se tem algo que podemos concordar, é que a Austrália é um país rico em fauna. A diversidade vive surpreendendo os internautas com todo o tipo de animal, que impressionam com o tamanho ou, neste caso, capacidade de peçonha. 

Um dos animais mais venenosos vem exatamente deste lugar. Os Polvos-de-anéis-azuis ou Polvos Anelado Azul são pequenos cefalópodes que são encontrados em poças de maré e recifes de coral nos oceanos Pacífico e Índico, do Japão à Austrália. Apesar de ter entre 12 a 20 cm, são fáceis de identificar devido a seus vários círculos azuis e pretos espalhados pelo corpo, que é o que dá origem ao nome. 

Publicidade

Segundo o Instituto Australiano de Ciência Marinha (Australian Institute of Marine Science), essa característica tão marcante do grupo só “vibra” e fica iridescente quando estão se sentindo ameaçados e prestes a atacar. Essa mudança de cor se deve a células pigmentares conhecidas como “cromatóforos”.

Esse veneno é conhecido como um dos mais poderosos do mundo. “Dentro de suas glândulas salivares vivem bactérias que produzem a tetrodotoxina. Esta é uma neurotoxina forte e de ação rápida que paralisa o alvo, bloqueando a transmissão de mensagens pelos nervos”, diz a instituição. 

Os Polvos-de-anéis-azuis ou Polvos Anelado Azul são pequenos cefalópodes que são encontrados em poças de maré e recifes de coral nos oceanos Pacífico e Índico, do Japão à Austrália.
Foto: Reprodução/Getty Images

Essa substância pode ser fatal, em alguns casos, e aproximar da morte em outros. A paralisia atinge as vítimas nos músculos voluntários, ocasionando uma morte por falta de oxigênio mesmo estando totalmente conscientes. Não existe antídoto conhecido, mas a pessoa pode ser salva se a respiração artificial for iniciada imediatamente.

Apesar desse poder mortífero, esses animais são descritos como retraídos e tranquilos e os usam em sua caça, constituído por caranguejos, camarões e pequenos peixes. Só vão morder se forem assediados ou cutucados. 

Publicidade

Por ficarem em locais mais rasos, são acidentalmente encontrados por nadadores ou curiosos. Os especialistas orientam a não tocar, embora raramente apareçam durante o dia. 

Além destas características, são polvos normais. Tendo oito braços naturalmente distribuídos ao redor da boca e cheios de ventosas, olhos desenvolvidos, três corações, duas guelras e sangue azul transparente. Quando o assunto é reprodução, as fêmeas que carregam os ovos e cuidam deles até eclodirem. Ao fim do processo, elas morrem. 

Apesar desse poder mortífero, esses animais são descritos como retraídos e tranquilos e os usam em sua caça, constituído por caranguejos, camarões e pequenos peixes.
Foto: Reprodução/Getty Images
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se