A Defesa Civil emitiu um alerta para as fortes chuvas que devem atingir todo o Estado de São Paulo no fim de semana.
A Defesa Civil emitiu um alerta para as fortes chuvas que devem atingir todo o Estado de São Paulo, principalmente a Região Metropolitana da capital, o Vale do Paraíba e o litoral paulista, entre sexta-feira, 19, e domingo, 21.
Na Grande São Paulo e na região de Campinas, a chuva acumulada nos três dias pode chegar até 150 mm. No Litoral Norte e Vale do Paraíba, a previsão é de até 180 mm. Já na Baixada Santista, pode chegar a 200 mm.
Nas regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, as chuvas devem chegar aos 130 mm. Para as regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de até 70 mm. Em áreas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, 60 mm são esperados.
Para o período, a Defesa Civil também pediu atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. "Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte", informou.
Orientações da Defesa Civil durante temporais
- Evite áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores;
- Em caso de queda de raios, procure abrigo em edificações;
- Em vendavais, procure um abrigo seguro, mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes e abandone atividades com andaimes e encaixes metálicos;
- Ao dirigir, evite se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis;
- Se você morar em áreas de encosta, observe sinais de movimentação do solo. Antes de grandes deslizamentos, fique atento a rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais, o local deve ser abandonado imediatamente;
- Caso um fio energizado caia sobre o veículo, permaneça dentro do automóvel e ligue para o serviço de emergência (193 para o Corpo de Bombeiros ou 199 para a Defesa Civil). Se o carro começar a pegar fogo, abandone-o, mas existe um modo correto de sair: não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo, até pelo menos 10 metros do local da queda do fio.
* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.