Municípios brasileiros criaram o chamado 'Disque-árvore' para incentivar moradores a plantarem árvores na própria cidade, melhorando assim a arborização urbana e estimulando a preservação do meio ambiente. O serviço é gratuito e pode ser solicitado pelos canais oficiais das prefeituras.
Já pensou em pedir uma árvore tão fácil quanto comprar comida por delivery ou solicitar um carro por aplicativo? Em algumas cidades do Brasil, isso é uma realidade. Com o objetivo de melhorar a arborização urbana e estimular a preservação ambiental, municípios como Goiânia, em Goiás, e Salvador, na Bahia, criaram uma espécie de disque-árvore. Porém, apesar de pouco conhecida, a proposta não é novidade.
A iniciativa assumida pelas secretarias municipais de meio ambiente e sustentabilidade é simples. Através de um canal oficial de comunicação, os moradores podem solicitar que uma equipe da prefeitura plante uma muda de árvore próximo ou até mesmo em frente à sua residência.
Tanta facilidade e praticidade são intencionais. Ao mirar um processo simples e de poucas etapas, os disque-árvores adotados por municípios brasileiros acertam no estímulo aos cidadãos em tornar as áreas urbanas mais verdes.
Como funciona?
Cada vez mais cinzas e banhadas de concreto, muitas cidades brasileiras carecem de arborização. A necessidade é cada vez mais sentida à medida que as ondas de calor estão ainda mais frequentes no País. No entanto, com uma ligação ou uma mensagem de texto, os moradores de algumas cidades brasileiras podem ajudar a aliviar o problema que impacta na qualidade de vida.
Na maioria dos locais que adotaram a iniciativa, o passo a passo é basicamente o mesmo e inclui apenas um contato. Em Goiânia, por exemplo, basta escrever para o número oficial de WhatsApp da Prefeitura e solicitar o plantio gratuito de mudas nativas do Cerrado em calçadas ou residências da capital.
O cidadão só vai precisar enviar dados pessoais e fotos de sua calçada para que os técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) avaliem as condições do local e o melhor tipo de muda a ser plantada. A entrega, claro, é por conta do município. O processo é igual ao adotado por Salvador, na Bahia e algumas cidades do estado de São Paulo como Botucatu, Cerquilho e Ibirarema.
Já em uma cidade do Agreste pernambucano, o passo a passo é distinto. Se um cidadão quiser solicitar o plantio de árvores em Caruaru, ele precisa comparecer pessoalmente à Sementeira Chico Mendes, localizada no Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro, para retirar as mudas de forma gratuita.
Diferente de outros municípios, a plantação fica por conta do cidadão. A única restrição da Prefeitura de Caruaru é quanto à quantidade de mudas retiradas. Na Zona Urbana, são permitidas apenas duas entregas por CPF. Já na Zona Rural, o número dobra.
Se quiser conferir se alguma outra cidade conta com o serviço de disque-árvore, o ideal é entrar em contato com as secretarias municipais ou procurar o termo nos sites das prefeituras.
Aposta de sucesso
O projeto é pouco divulgado, mas na capital de Goiás o disque-árvore foi criado em 2021. Passados 3 anos da inauguração, a iniciativa ainda é sucesso. De lá para cá, a Prefeitura de Goiânia já realizou o plantio de 9.407 mudas em calçadas. Só nos seis primeiros meses de 2024, foram 784 exemplares, segundo a Amma.
Na cidade de Botucatu, em São Paulo, a proposta impactou significativamente o relatório final da Secretaria Municipal do Verde. Em 2017, um ano antes de ser implantado, a pasta registrou cerca de 3.200 plantações de mudas no município. Em 2018, ano de inauguração do disque-árvore por lá, foram 16.795, sendo 4.899 originadas somente do projeto.
Além dos números animadores, quem levou até prêmio pela proposta foi a primeira capital do Brasil. Intitulada Caravana da Mata Atlântica, a ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) levou o Prêmio Guangzhou de Inovação Urbana realizado em 2018, na China.