Um eclipse solar acontecerá neste sábado, 29, quando a Lua passará entre a Terra e o Sol e causará a sensação de não visibilidade da estrela.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O evento, porém, não poderá ser visto de todas as partes do globo, apenas pelos moradores da Europa, Norte da Ásia, Norte/Oeste da África, grande parte da América do Norte, Norte da América do Sul, Atlântico e Ártico.
Segundo dados do Observatório Nacional do Brasil, aqui teremos apenas um eclipse parcial previsto para acontecer entre às 5h 51min e 9h 44min, no horário de Brasília.
À medida que a Terra vai girando e a Lua também vai se deslocando no espaço, essas sombras vão percorrendo um caminho sobre a Terra. O caminho do eclipse total é forma uma faixa com no máximo 270 km de largura. Assim, ao contrário do eclipse total da Lua, somente poucas pessoas vêem o Eclipse Total do Sol, pois para ver o Eclipse Total do Sol é preciso estar nesta faixa.
Vale lembrar que durante eventos cósmicos como o Eclipse, não se pode olhar diretamente para a estrela sem o uso de filtros apropriados.
O vidro de soldador número 14 é o de mais fácil acesso e barato. Ainda assim, mesmo com o uso de filtros só se pode olhar por 30 segundos antes de repousar a vista para então voltar a olhar.