Nova Délhi, capital da Índia, enfrenta agravamento da poluição com fechamento de escolas devido à nuvem de poluição causada por queima de resíduos, emissões de fábricas e fumaça de veículos.
Nova Délhi, capital da Índia, enfrenta um agravamento da poluição nesta segunda-feira, 18, que levou ao fechamento de escolas. As aulas acontecem em formato online.
A capital indiana passa por uma crise sanitária devido a uma nuvem de poluição, formada com a queima de resíduos antes do plantio, emissões de fábricas e fumaça de veículos. O problema afeta milhões de pessoas na região metropolitana, que soma mais de 30 milhões de habitantes.
Os níveis de partículas perigosas que entram na corrente sanguínea chegaram a estar 60 vezes acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste domingo, 17.
Na manhã de segunda-feira, esses níveis continuavam 39 vezes acima do limite, informou a AFP. Uma densa nuvem cinzenta se formou sobre a cidade.
A ministra-chefe Atishi anunciou a suspensão das aulas presenciais e incentivou que crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde fiquem em casa para evitar a exposição à poluição. Com isso, o governo indiano espera reduzir o tráfego de veículos e, assim, a poluição atmosférica.
Em outubro deste ano, a Suprema Corte da Índia declarou o ar limpo como um direito humano fundamental e ordenou aos governos central e estaduais que tomem medidas efetivas para combater a poluição.