O calorão que tomou conta de algumas capitais na última semana já saiu de cena. A partir desta quarta-feira, 4, cerca de 20 Estados do Brasil estão com previsão de chuvas intensas e uma queda expressiva de temperatura. Já os moradores do Sudeste e Centro-Oeste devem ficar ainda mais atentos: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acionou um alerta de 'Perigo' de temporal nas regiões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Outro alerta menos extremo, de 'Perigo Potencial', também foi acionado pelo Instituto. Essa condição deve atingir 20 Estados e o Distrito Federal até a quinta-feira, 5.
Estão inclusos nesse aviso mais "ameno" Estados como o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Pará, Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e algumas regiões do interior de Pernambuco, além do Distrito Federal.
Nessas localidades, a previsão é de chuvas fortes de até 50 mm por dia, e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. A situação só fica mais alarmante em alguns Estados do Sudeste e do Centro-Oeste do País.
Alerta para chuvas e transtornos
O aviso de 'Perigo' para tempestades inclui todo o Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. No Centro-Oeste, a faixa passa por Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Para os moradores dessas regiões, a preocupação deve ser mais que separar o casaco e o guarda-chuva. Isso porque o Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Essa situação meteorológica ainda pode ocasionar queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As temperaturas também devem cair nesta quarta-feira. Após um calorão 'sufocante', as máximas não chegarão nem aos 30°C na maior parte dos estados afetados pelo aviso de chuvas. A mudança é especialmente brusca para estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, que chegaram a registrar 38ºC no início da semana.
Apesar do alerta, o Instituto explica que a virada no tempo e as previsões de chuva não são uma surpresa. O motivo disso é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um dos principais sistemas meteorológicos que atingem as regiões entre o fim da primavera e o verão. É justamente esse fenômeno que provoca os temporais.
Mesmo com a preocupação, a situação não deve durar muito. O Inmet garante que, já nessa quinta-feira, 5, o tempo volta a ficar firme em algumas regiões, de maneira gradativa.