Experimente Brumadinho: um destino sustentável com natureza, arte e gastronomia

Segunda fase do Programa de Turismo da cidade fortalece ainda mais a gestão dos empreendimentos com foco na sustentabilidade

3 out 2024 - 11h38
(atualizado em 17/10/2024 às 06h01)
Foto: Hugo Palheiros Costa/iStock/Getty Images Plus / Getty Images

Um lugar que reúne natureza exuberante, artesanato único, gastronomia rica e cultura com raízes históricas é um convite irrecusável para qualquer turista. Melhor ainda é conciliar tudo isso com práticas de turismo sustentável. É o que vem acontecendo em Brumadinho, município localizado a apenas 50 quilômetros de Belo Horizonte.

Para contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade e para a geração de mais empregos e renda para os moradores, a Vale - em parceria com a Rede Terra, desenvolveu o Programa de Turismo de Brumadinho em 2019. Agora, em 2024, o projeto entrou na sua segunda etapa.

Publicidade

Nos primeiros três anos, o foco foi o desenvolvimento do setor com ações estruturantes, como o fortalecimento da governança, a diversificação da oferta turística local, ampliação de mecanismos de financiamento na área, além de desenhos de roteiros de experiências turísticas, contemplando produtores rurais, quilombolas e produção associada ao turismo, como artesanato e gastronomia.

Segunda fase do Programa Turismo de Brumadinho

Na nova fase, o Programa é voltado para o fortalecimento da governança turística e sustentabilidade, a competitividade e inteligência turística, o desenvolvimento de projetos, eventos e mecanismos de acesso a recursos financeiros para a cadeia produtiva do turismo e a gestão sustentável dos produtos, serviços e negócios turísticos, entre eles meios de hospedagem e alimentação.

"Uma iniciativa importante é o turismo de base comunitária, que envolve as comunidades locais no planejamento, desenvolvimento e gestão do setor em suas áreas. Trabalharemos também com assessorias individuais para empreendimentos locais de hospedagem, alimentação e produção associada, a partir de uma metodologia criada para pequenos negócios com foco na sustentabilidade. Isso contribui para a distribuição equitativa dos benefícios do turismo e para a minimização dos impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades. É neste sentido que temos trabalhado em Brumadinho”, explica Daniele Teixeira, analista de Sustentabilidade da Vale.

Todo o programa foi construído com base no diálogo com a Associação de Turismo de Brumadinho e região (ATBR), no Plano Integrado ao Turismo (PIAT), no Plano Municipal de Turismo e nas oficinas com grupos de apoio ao turismo realizadas em parceria com o Circuito Turístico Veredas, com a Associação Comunitária de Casa Branca (ACR-CB) e com a Comissão de Turismo da Encosta da Serra da Moeda.

Publicidade

Mapa do Turismo

Mapa de Brumadinho
Foto: Programa de Turismo de Brumadinho

O início da segunda fase do projeto coincidiu com o lançamento do novo Mapa do Turismo de Brumadinho, uma plataforma digital que permite ao turista conhecer a rede de serviços turísticos da cidade, separados por região e por categoria: meios de hospedagem, meios de alimentação, produtos e experiências.

“Brumadinho é um município extenso, com mais de 600 km² de território. Então facilita muito o planejamento do turista quando ele consegue visualizar os meios de hospedagem, as opções de gastronomia, as vivências e os produtos de cada região”, acrescenta Daniele Teixeira.

São sete regiões: Brumadinho Sede, Casa Branca, Encosta da Serra da Moeda, Córrego do Feijão, Aranha e Melo Franco, Regiões Quilombolas e Piedade do Paraopeba. No site, o visitante encontra um pequeno descritivo de cada negócio, fotos e o contato.

O mapa foi construído coletivamente com as organizações do turismo local, que compõem a Comissão de Organização do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, a partir da inspiração do mapa da Secretaria de Cultura e Turismo de Brumadinho.

Publicidade

Pode ser acessado pelo endereço: https://mapa.turismobrumadinho.com/ 

Experiências Turísticas

Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Foto: Programa de Turismo de Brumadinho

Muitos dos empreendimentos que estão no Mapa fazem parte também do Catálogo Céu de Montanhas, que reúne 39 experiências turísticas.

A coletânea é resultado de um trabalho de mapeamento, assessoramento técnico e sistematização da oferta de turismo de experiências na região. Desde 2021, uma equipe composta por especialistas nas áreas de gastronomia, vivências turísticas e design têxtil atua com os empreendedores da região a fim de identificar e aprimorar os potenciais locais.

A coletânea apresenta produtos e vivências que encantam turistas e geram oportunidades para os negócios locais. A especialista em turismo de experiência, Mirian Rocha, assina as novas vivências incorporadas em 2023.

Segundo Daniele Teixeira, o catálogo foi elaborado para diversificar e sistematizar a oferta de turismo rural e base comunitária da região e facilitar o acesso do turista aos atrativos e vivências. As vivências e produtos podem ser adquiridos diretamente no site www.ceudemontanhas.com.br

Publicidade
Fonte: Terra Content Solutions
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações