Explorador compartilha vídeo mostrando ‘dia eterno’ na Antártida; entenda fenômeno

Durante o verão, o sol não se põe. Período é popularmente chamado de ‘Sol da meia-noite’

20 nov 2024 - 18h07
(atualizado às 18h15)
Explorador compartilha vídeo mostrando ‘dia eterno’ na Antártida; entenda fenômeno
Explorador compartilha vídeo mostrando ‘dia eterno’ na Antártida; entenda fenômeno
Foto: Reprodução/Tik Tok

Um explorador viralizou nas redes sociais após postar um vídeo em que mostra o ciclo diurno na Antártida. ‘Sol da meia-noite’ é o nome do fenômeno onde o sol não se põe durante as 24h do dia; entenda como funciona. 

Matty Jordan conquistou mais de 800 mil seguidores no Tik Tok mostrando a sua rotina na Antártida. Nos vídeos, há detalhes de como ele sobrevive no dia a dia com o frio exorbitante da região, como as temperaturas funcionam e entre outros. Durante os meses de verão, o local experimenta a sensação de ter o sol as 24h do dia e o explorador mostrou para os internautas como é a meia-noite durante este período. 

Publicidade

Com milhares de visualizações, Matty tem imagens de como é a transição em quase todos os meses. Neles, ele explica que a mudança não é imediata e que leva um tempo até que fique totalmente claro durante todo o dia e noite.  Nos comentários, haviam várias dúvidas de como o ‘sol da meia-noite’ acontecia e como ele lidava com a ideia de estar claro o tempo todo. 

“Durante o pico do verão na Antártida, o sol nunca se põe. Ele chega perto do horizonte entre fevereiro e março, mas não se põe de fato”, explicou o profissional. 

Agora em novembro, o período já está completo. Ele respondeu ainda que só vão experimentar a noite novamente em fevereiro. Nesta parte do mundo, o dias e a noite duram meio ano. 

Como acontece o fenômeno

O sol da meia-noite do verão antártico no mar de Weddell, estreito antártico, Antártida Ocidental
Foto: Reprodução/Getty Images

Diferentes de outros lugares do mundo, na Antártida só há duas estações: verão e inverno. Segundo informações do Serviço Nacional de Satélite Ambiental, Dados e Informações dos Estados Unidos (National Environmental Satellite, Data, and Information Service - NOAA), o período de escuridão no inverno e de luz do dia no verão aumenta à medida que você se aproxima dos polos devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Quando o Polo Sul está apontando para o sol no verão, o sol não se põe. Da mesma forma, quando está apontando para longe do sol no inverno, o sol não nasce.

Publicidade

Apesar das mudanças, o frio é quase constante. Durante o verão, a temperatura média é de -18°F (-27 °C), no inverno é de cerca de -76°F (-60 °C), de acordo com dados de 2021 do Programa Antártico dos EUA. 

Além da Antártida, outras regiões também podem experimentar o fenômeno, como algumas cidades da Groenlândia, Noruega, Finlândia, Rússia, Islândia e entre outros. 

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se