Pesquisadores celebraram o nascimento de um filhote de rinoceronte-da-sumatra, anunciou o Governo da Indonésia nesta segunda-feira, 27. Em estado crítico de perigo de extinção, a espécie conta com apenas cerca de 100 indivíduos restantes e livres na natureza. O filhote, um macho de 25 kg ainda sem nome, nasceu no Parque Natural Way Kambas, em Sumatra, no último final de semana.
O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia, Siti Nurbaya, nesta segunda. Segundo a ministra, é a quinta reprodução bem-sucedida no santuário, que mantém alguns dos poucos rinocerontes-de-sumatra restantes no mundo. A mãe do filhote é Delilah, que também nasceu na reserva, em 2016.
Este é o segundo nascimento de um rinoceronte da espécie rara no santuário em 2023, uma vez que outro filhote nasceu no fim de setembro passado. O pequeno foi encontrado junto à mãe vagando pela floresta protegida na manhã do último sábado, 25. Mãe e filhote agora permanecem sob observação de veterinários.
Além da proteção à espécie, o santuário promove um programa de reprodução dos rinocerontes com a expectativa de que, no futuro, eles possam ser soltos na natureza. Na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o rinoceronte-de-sumatra é considerado criticamente em perigo de extinção.
Naturais das montanhas e florestas tropicais do sudeste asiático, os rinocerontes-de-sumatra foram gravemente afetados pela caça excessiva, devido ao alto preço de seus chifres, usados na medicina tradicional local. Hoje, os poucos que restam na natureza habitam reservas naturais e santuários pela Indonésia.