Participantes de um festival de música realizado neste final de semana em Altinópolis, no interior de São Paulo, foram surpreendidos pelo fogo e fumaça densa que toma conta da região, preocupando moradores e autoridades.
A festa de rave teve início na sexta-feira, 23, e iria até este domingo, 25, mas foi suspensa depois que as chamas chegaram bem próximas do local do evento, como é possível ver em relatos e vídeos publicados em redes sociais. (Confira abaixo)
No perfil do festival do Instagram, foi informado que o evento foi interrompido por causa das queimadas. Também foram disponibilizados contatos do Samu na região e pedidos para que moradores levem água para a igreja da cidade. "Tem muita gente da rave intoxicada por lá".
No X, antigo Twitter, participantes da festa filmaram o exato momento em que o fogo se aproximou do local, assustando quem estava por lá. Muitos precisaram fugir e só conseguiram voltar depois para pegar itens pessoais.
Um usuário do X relatou a situação na área do festival e filmou a procura por seus pertences após a passagem do fogo. Nas imagens, é possível ver vegetação queimada. "Cenário de guerra. Vale das Grutas de Altinópolis virou filme de terror", escreveu.
O que acontece no interior de São Paulo
Segundo o governo do Estado, 45 cidades estão em situação de emergência por causa de incêndios florestais que espalham chamas e fumaça na região. No sábado, 24, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, realizou um sobrevoo nas áreas com grandes queimadas no interior do Estado, um dia depois do governo paulista criar um gabinete de crise por conta dos incêndios florestais.
As queimadas têm gerado muita fumaça, fazendo com que rodovias fiquem interditadas. Há casos de interdições totais e parciais, que impactam o tráfego em várias regiões. O governo pede que motoristas redobrem a atenção em todas as rodovias.
As queimadas emitem uma fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, que podem causar problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares.
Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça em grande intensidade, deixe o local imediatamente e abrigue-se. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).