Um registro curioso venceu a Competição Internacional de Fotografia da Royal Society Publishing este ano. A fotógrafa e pesquisadora Angela Albi capturou o momento em que um grupo de tubarões atacou um cardume de peixes nas Ilhas Maldivas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A competição promovida pela Royal Society visa homenagear fotografias que ilustram fenômenos da natureza como o da imagem acima, intitulada "The hunt from above" (em português: "A caçada vista de cima").
Angela Albi é pós-graduanda no Instituto Max Planck de Comportamento Animal na Alemanha, e estuda a interação de tubarões com suas presas. "Logo após o nascer do sol ou antes do pôr do sol, as águas rasas das Maldivas se tornam uma superfície clara e transparente. Esses também são os momentos em que melhor observamos as interações entre tubarões de recife e suas presas", explicou.
Hugh Turvey, presidente do Comitê de Ciências da Royal Society, foi um dos jurados este ano. Segundo ele, "o contraste entre os movimentos coletivos dos peixes e a perseguição calculada do grupo dos tubarões demonstra perfeitamente o delicado equilíbrio entre predador e presa".
O concurso promovido pela Royal Society se divide em cinco categorias: Astronomia; Comportamento; Ciências da Terra e Climatologia; Ecologia e Ciência Ambiental; Microimagem. A fotografia de Albi, que venceu o ranking geral, estava classificada na segunda categoria.
"Nesta imagem, feita durante uma viagem de pesquisa em 2024, um tubarão na extrema esquerda muda repentinamente de nadar calmamente dentro do cardume para iniciar uma caçada, com sua postura corporal se destacando das outras. Embora ainda não saibamos o que desencadeia esses ataques, analisamos vídeos para estudar como os tubarões caçam e como suas presas respondem coletivamente", afirmou Albi.
O prêmio para o vencedor geral foi de 1.000 euros (cerca de R$6.422,17) e os vencedores de cada categoria receberam 500 euros (cerca de R$3.211,09) cada. Todos os vencedores deste ano também foram contemplados com um ano de filiação à Royal Photographic Society.
A Royal Society é uma instituição científica independente do Reino Unido, que conta com uma bolsa para contemplar cientistas de todo o mundo, em áreas da ciência, engenharia e medicina.