O Furacão Beryl avançou em direção ao sudeste do Caribe no domingo (30), enquanto os moradores eram instados a se apressar e terminar os preparativos antes da esperada chegada do "extremamente perigoso" furacão de Categoria 4 durante a noite – o primeiro já registrado em junho.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) alertou os moradores de que Beryl – atualmente agitando no Oceano Atlântico, a cerca de 400 quilômetros a sudeste de Barbados – permaneceria um "extremamente perigoso furacão de Categoria 4" quando atingisse as ilhas povoadas no sudeste do Caribe na madrugada de segunda-feira.
Segundo as autoridades, o Beryl traria "ventos potencialmente catastróficos com força de furacão, uma maré de tempestade ameaçadora e ondas destrutivas" para as Ilhas de Barlavento, um grupo de ilhas que inclui Martinica, Santa Lúcia e Granada, entre outras.
São Vicente e Granadinas, bem como Granada, estavam em maior risco de estar no centro do núcleo da tempestade a partir do início de segunda-feira, disse o NHC.
Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.
Fonte: Agence France-Presse
(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.