O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, realizou na manhã deste sábado, 24, um sobrevoo nas áreas com grandes queimadas no interior do Estado, um dia depois do governo paulista criar um gabinete de crise por conta dos incêndios florestais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, atualmente, 34 cidades estão em alerta máximo para queimadas, e 24 enfrentam focos ativos de incêndio. (veja a lista completa abaixo).
As queimadas têm gerado muita fumaça, fazendo com que rodovias fiquem interditadas. Há casos de interdições totais e parciais, que impactam o tráfego em várias regiões. O governo pede que motoristas redobrem a atenção em todas as rodovias.
“A principal recomendação é evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo”, recomenda. Caso não haja essa possibilidade, a indicação é que o motorista reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.
As queimadas emitem uma fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, que podem causar problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares.
Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça em grande intensidade, deixe o local imediatamente e abrigue-se. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
Cidades com focos ativos de incêndio:
- Alumínio
- Bananal
- Bebedouro
- Boa Esperança do Sul
- Coronel Macedo
- Dourado
- Iacanga
- Ibitinga
- Jaú
- Lucélia
- Monte Alegre do Sul
- Nova Granada
- Piracicaba
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Presidente Epitácio
- Salmourão
- Santo Antonio da Alegria
- Santo Antonio de Aracanguá
- Tabatinga
- Taquarituba
- Torrinha