Se quiser ver de novo, só daqui a duas décadas. Um fenômeno raro conhecido como "a grande paralisação lunar" acontece nesta sexta-feira, 21. Também chamado de lunistício, o evento ocorre quando a Lua atinge uma posição tão alta no céu que, para os que estão na Terra, a impressão é de que o satélite natural está parado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O fenômeno é considerado raro por só ocorrer quando as inclinações da Terra e da Lua acontecem no mesmo dia, durante o solstício de inverno no Hemisfério sul e do verão, no Hemisfério Norte. A média para as posições se repetirem é a cada 18 anos e meio.
A grande paralisação lunar desta sexta é ainda mais especial por coincidir com a fase de Lua Cheia.
No entanto, os brasileiros não conseguirão observá-la presencialmente. Para não deixar ninguém de fora desse momento, uma transmissão ao vivo será realizada direto do Stonehenge, um monumento de pedras localizado no Reino Unido.
A English Heritage, empresa responsável pelo local, argumenta que a escolha do cenário tem ligação direta. Isso porque a construção de Stonehenge teria sido influenciada por uma grande paralisação lunar.
No Brasil, a transmissão começa às 17h30 pelo horário de Brasília no canal da English Heritage.