Foi com a fotografia de um caranguejo-ferradura vagando sobre o leito do oceano que o francês Laurent Ballesta venceu o grande prêmio da Wildlife Photographer of the Year (WPY), concurso anual que prestigia as melhores fotos da vida selvagem do mundo. Competindo ao lado de mais de 50 mil fotos, com autores de 95 países, o registro de Ballesta foi chamado de 'assustadoramente belo' pela organização do prêmio.
O francês venceu o prêmio na categoria adulta, segundo o site da premiação, que destacou a beleza do caranguejo-ferradura, acompanhado por três peixes-rei dourados. A foto, chamada de 'A Ferradura Dourada', foi registrada em uma área de proteção natural da ilha Pangatalan, nas Filipinas.
A editora e presidente do concurso, Kathy Moran, exaltou a beleza do registro de Ballesta. "Ver um caranguejo-ferradura tão vivo, em seu habitat natural, de uma maneira assustadoramente bela, foi surpreendente. Entender que o que estávamos vendo era uma espécie antiga, em perigo e fundamental à saúde humana, me deixou pasma. Essa foto é resplandescente".
Autor de 13 livros sobre a vida marinha, Laurent Ballest organiza grandes expedições há pelo menos 10 anos, segundo o site do concurso. O francês registrou o mundo submarino tanto como naturalista quanto como artista, com registros da fauna e em lugares espetaculares, como a Antártida.
Na categoria juvenil, venceu o israelita Carmel Bechler, com o registro de corujas-das-torres em um prédio abanadonado, próximo a uma estrada do distrito de Hof HaSharon. A foto chamou atenção para a destruição do meio-ambiente e do habitat natural da fauna, apontou o site da WPY.