O Brasil aparece entre os países com maior foco de poluição plástica, segundo estudo de pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, publicado na Revista Nature. A pesquisa estimou que mais de 52 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejadas no meio ambiente por ano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O estudo foi publicado no último dia 4, tem como base dados de 2020 e considera como emissões os resíduos de 'macroplástico' no sistema que não foram gerenciados – ou seja, aqueles plásticos que acabaram descartados como 'lixo'. Veja a seguir quais são os países que mais descartam plástico no mundo!
Índia na liderança
A Índia aparece como o país com maior foco de poluição do tipo, com o descarte de 9,3 milhões de toneladas de resíduos plásticos. O montante representa cerca de um quinto do total global. Segundo a pesquisa, um dos motivos do país se destacar é a grande população, de aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas, e a política de resíduos sólidos.
O documento pontua, por exemplo, que os lixões, onde há descarte descontrolado, superam os aterros sanitários em 10 por 1.
"Apesar da alegação de que existe uma cobertura de coleta de 90%, há evidências de que as estatísticas oficiais não incluem áreas rurais, queima a céu aberto de resíduos não recolhidos ou resíduos reciclados pelo setor informal", complementa o estudo.
Além da Índia, o topo do ranking dos países com maior poluição plástica conta com:
-
Nigéria, onde são descartadas 3,4 milhões de toneladas de resíduos plásticos; e
-
Indonésia, com 3,4 milhões de toneladas lançadas ao meio ambiente.
E o Brasil?
Em outra parte do estudo, são elencados os três países que têm mais emissões médias de macroplástico, separados por regiões. O Brasil aparece como o que mais polui na América Latina e Caribe. Os outros dois países dessa repartição são o México e a Argentina.
Agora, no geral, comparando os dados a nível global, confira os 10 países que mais descartam plástico:
- Índia - 9,3 milhões de toneladas por ano;
- Nigéria - 3,5 milhões de toneladas por ano;
- Indonésia - 3,4 milhões de toneladas por ano;
- China - 2,8 milhões de toneladas por ano;
- Paquistão - em torno de 2 milhões de toneladas por ano;
- Bangladesh - em torno de 1,7 milhões de toneladas por ano;
- Rússia - em torno de 1,7 milhões de toneladas por ano;
- Brasil - em torno de 1,4 milhão de toneladas por ano;
- Tailândia - em torno de 1 milhão de toneladas por ano;
- República Democrática do Congo - em torno de 1 milhão de toneladas por ano.