Incêndios florestais em Los Angeles ameaçam atingir Calçada da Fama

Fortes rajadas de vento têm dificultado trabalho do Corpo de Bombeiros na Califórnia

9 jan 2025 - 17h25
(atualizado às 17h47)
Um bombeiro combate incêndio em vendaval no Oeste de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos (8/2/2025)
Um bombeiro combate incêndio em vendaval no Oeste de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos (8/2/2025)
Foto: REUTERS/Ringo Chiu

Incêndios florestais de grandes proporções têm provocado destruição de centenas de imóveis em Los Angeles, na Califórnia (EUA). Milhares de moradores precisaram deixar suas casas, incluindo personalidades, como o ator Adam Brody.

O fogo chegou à região de Runyon Canyon Park na noite de quarta-feira, 8, em uma área verde localizada no parque Hollywood Hills. Pela proximidade do foco de incêndio com a famosa Calçada da Fama, autoridades emitiram ordem de retirada da área como medida de proteger moradores e turistas.

Publicidade

Trechos da Hollywood Boulevard, onde está localizada a Calçada da Fama, foram evacuados. Los Angeles também tem sido atingida por ventos fortes, que estão influenciando no avanço rápido das chamas. Apesar da proximidade com o trecho icônico da cidade, o fogo ainda está longe do lendário letreiro de Hollywood.

A falta de água tem sido o principal ponto de atenção dos policiais e bombeiros, tendo em vista que as chamas têm se espalhado rapidamente em diversos focos. Até o momento, a polícia confirmou a morte de cinco pessoas.

De acordo com a agência de notícias Reuters, os incêndios nas regiões de Palisades e Eaton já são os mais destrutivos da história de Los Angeles. Uma área maior do que o complexo Disney World foi consumida pelas chamas. 

De acordo com as autoridades, quase 180 mil pessoas precisaram deixar suas residências. Apesar do intenso trabalho do Corpo de Bombeiros, as rajadas de vento devem persistir durante esta quinta-feira, 9, o que tem tornado o trabalho destes profissionais mais árduo.

Publicidade

O sul da Califórnia também tem enfrentado falta de chuva significativa nos últimos meses, o que pode ter influenciado nos incêndios florestais, aliado à baixa umidade e altas temperaturas na localidade. 

Imagens de satélite mostram a dimensão da destruição provocada pelos incêndios florestais. As imagens feitas pela Maxar Technologies expõem como eram e como ficaram as áreas atingidas. Nas imagens de satélite é possível ver que o aspecto da cidade mudou completamente, já que o local foi coberto por nuvens de fumaça densa, cinzas e alaranjadas.

Estradas foram afetadas e centenas de bombeiros lutam contra as chamas, que aumentaram devido a um vendaval que piorou durante a noite no sul da Califórnia. Mais de 50 mil pessoas estão sob ordem de evacuação no condado de Los Angeles. Moradores ficaram sem luz e muitos perderam suas casas para o incêndio.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se