Chuva intensa pode ocorrer na região Sul Fluminense, R.M. do Rio de Janeiro e Vale do Paraíba. Possibilidade também de galhos de árvores caírem e rajadas de vento intensas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo de chuvas intensas para o Sul fluminense, a região metropolitana do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba. A informação ainda revela que existe um ciclone subtropical.
Segundo o Inmet, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Com isso, existe um risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com a Marinha do Brasil, formado em alto mar a partir da noite de 4ª feira (14.fev.2024), o ciclone deve se deslocar do sudeste da cidade de Arraial do Cabo, no Rio, para leste e, em seguida, sul/sudoeste.
O alerta vai até as 18h (horário de Brasília), desta quinta-feira, 15. Em caso de rajadas de vento, o instituto afirma para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Na última quarta-feira, 14, temporais provocaram alagamento em diversas cidades do Estado de São Paulo. Locais ficaram embaixo d’água e um muro de cemitério chegou a ser derrubado na região do Pacaembu, Zona Oeste da capital paulista.
Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia e obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).