Jiboia 'Ronaldo' surpreende ao parir 14 filhotes mesmo sem ter contato com outras cobras há 9 anos

Faculdade na Inglaterra estuda causa para parto inusitado e aguarda para confirmar confusão com o gênero do animal

26 jun 2024 - 14h22
(atualizado às 14h28)
Jiboia vivia isolada há 9 anos
Jiboia vivia isolada há 9 anos
Foto: City of Portsmouth College/Divulgação

Um biólogo britânico se surpreendeu ao chegar em um viveiro da City of Portsmouth College, na Inglaterra. Isso porque uma jiboia batizada como 'Ronaldo' tinha acabado de parir 14 filhotes. A situação é considerada inusitada, já que o animal vive isolado no local há, pelo menos, 9 anos.

A serpente vivia na faculdade, localizada na cidade de Portsmouth, desde que foi resgatada e entregue à instituição de ensino pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA). Do tipo jiboia-vermelha, o animal vive sem contato com outras cobras desde então.

Publicidade

Segundo a City of Portsmouth College, acreditava-se que Ronaldo era macho até o ocorrido. Para explicar o motivo do parto "milagroso", especialistas foram chamados para investigar o caso e descobriram que a cobra de 13 anos teve uma partenogênese.

O fenômeno acontece quando um óvulo vira embrião sem precisar ter ocorrido uma fertilização. Considerada rara, a condição se dá no processo da reprodução assexuada feminina.

Cobra deu à luz a 14 filhotes na Inglaterra
Foto: City of Portsmouth College/Divulgação

Conforme a faculdade britânica, a partenogênese pode ser encontrada em vários organismos, incluindo plantas, insetos, peixes, répteis e pássaros.

Para a instituição, o funcionário que encontrou 'Ronaldo' com os 14 filhotes compartilhou o momento. "Eu crio cobras há 50 anos e nunca vi isso acontecer antes (...) Os filhotes são clones da mãe, embora suas marcações sejam ligeiramente diferentes", disse Pete Quinlan em nota divulgada pela organização.

Publicidade

Apesar do susto, o funcionário admite que já tinha percebido algo diferente na jiboia. "Ronaldo estava aparentando estar um pouco mais gordo do que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensamos por um momento que ele, ou melhor, ela, estava grávida", conta. 

Os 14 filhotes serão levados para outros lares assim que apesentarem condição de saúde. Já a cobra Ronaldo terá seu gênero reavaliado por especialistas da faculdade para confirmar o equívoco.

Conheça as vaquitas-marinhas: o mamífero aquático mais ameaçado do mundo Conheça as vaquitas-marinhas: o mamífero aquático mais ameaçado do mundo

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se