Uma leoa morreu durante as filmagens de um documentário do ator Will Smith sobre preservação da vida animal selvagem na África, em Botsuana, no continente africano. Segundo os jornais locais, o caso aconteceu em junho deste ano, porém, só foi divulgado agora.
Smith, de 54 anos, estava trabalhando no documentário - narrado e produzido por ele - com a Claws Conservancy, uma organização de proteção à vida selvagem, quando aconteceu o acidente. De acordo com o jornal britânico The Sun, o animal foi atingido por um dardo tranquilizante, mas não resistiu e faleceu. O procedimento foi realizado para que a equipe colocasse uma coleira rastreadora.
O departamento de vida selvagem e parques nacionais de Botswana contratou um veterinário independente para investigar como a leoa morreu. Até a conclusão desta reportagem, Will Smith e a Claws Conservancy não se pronunciaram sobre o ocorrido.
O ator foi criticado nas redes sociais, depois que o caso veio a público. “Hollywood não tem um histórico muito bom no que diz respeito ao tratamento de animais”, comentou uma internauta. “Absolutamente desnecessário e um desperdício de um animal valioso (em termos de espécie)”, disse outro.
Este é um dos primeiros projetos de Will após o incidente com Chris Rock durante o Oscar de 2022.